
A saúde pública da Bahia está vivendo mais um momento histórico com a formalização de uma parceria que permitirá a produção, em solo baiano, por meio da Bahiafarma, de quatro medicamentos de alta tecnologia e complexidade, como o Nivolumabe e o Pertuzumabe, fundamentais no tratamento contra o câncer. A assinatura foi realizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, neste sábado (21), em Nova Délhi, na Índia, onde cumpre agenda oficial ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A parceria firmada com gigantes globais, como Biocon e Dr. Reddys (Índia), além da Bionovis (Brasil), permitirá a transferência de tecnologia para a produção do que há de mais moderno na saúde, fortalecendo a produção nacional, ampliando o acesso da população a tratamentos de ponta pelo SUS, especialmente na oncologia, além de garantir geração de mais emprego e renda para o estado da Bahia.
"Participei das assinaturas com as empresas que vão financiar, apoiar e investir na produção de medicamentos em parceria com a Bahiafarma. É um momento muito importante para a Bahia. Esse espaço é uma oportunidade também de apresentar o nosso potencial para que empresários indianos possam investir no estado baiano", ressaltou o governador.
A missão integra o esforço de reindustrialização da saúde no Brasil, com participação da Bahiafarma e parcerias estratégicas para reduzir dependências externas. “Produzir mais no país, ampliar o acesso à inovação e fortalecer o SUS é resultado de planejamento, parceria institucional e compromisso com uma saúde pública mais tecnológica e acessível para todos”, afirmou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
De acordo com a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, entre os acordos firmados, “temos a transferência de tecnologia de um medicamento para o câncer de mama, e um protocolo para o Nivolumab, que é um medicamento também para diversos tipos de câncer, entre eles mieloma e câncer de pulmão", explicou.
Fórum Índia-Brasil
A cerimônia de formalização para a produção dos medicamentos aconteceu durante o Fórum Empresarial Índia-Brasil 2026 e contou com a presença de autoridades brasileiras e indianas, líderes empresariais e representantes de setores estratégicos. O evento, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), visa promover debates sobre desafios globais e oportunidades de investimento, a partir de reuniões bilaterais e apresentações sobre áreas estratégicas para a cooperação entre as duas nações.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, relacionou a parceria firmada neste sábado com o fortalecimento da economia para o país e o estado. "O governador Jerônimo está assinando acordos e viabilizando investimentos da Índia na Bahia e isso é muito importante. Agora, as possibilidades são grandes para diferentes setores da economia brasileira, em especial da Bahia".
Piauí Governador visita e inaugura obras de asfaltamento em quatro municípios da região de São José do Peixe neste sábado (27)
Bataguassu - MS Pacote de cerca de R$ 20 milhões impulsiona novos investimentos em Bataguassu durante visita do governador Eduardo Riedel
Energia Expediente especial: lojas comerciais da Celesc terão atendimento somente pela manhã na segunda-feira, 29 e demais canais seguem disponíveis
Piauí Governo do Piauí estuda isenção de pedágio para veículos leves na Rodovia da Soja
Tocantins Tocantins figura entre os principais exportadores de carne bovina do país com US$ 633 milhões em vendas ao mercado internacional
Tocantins Polícia Civil deflagra Operação Vital contra organização criminosa investigada por esquema milionário de sonegação fiscal no Tocantins
Desenvolvimento Pesquisa da Invest mostra que orgulho, acolhimento e pertencimento são as principais marcas da identidade do jovem com o RS
BENEFÍCIO Cheque Pecuária: Governo do Pará libera novo pagamento para produtores de Parauapebas, Eldorado do Carajás e Marabá
São Paulo Governo de SP confirma três novos casos de sarampo e orienta dose zero da vacina em bebês da capital e Guarulhos Mín. 11° Máx. 30°