
A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), por meio do Observatório de Sergipe, realizaram nesta sexta-feira, 20, o lançamento e apresentação dos Mapas Interativos Geoelétricos e de Mineração do Estado de Sergipe. Produzidas por meio de uma cooperação tecnológica e metodológica com a Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan/PI), que possui um Observatório de Dados de Mineração e Energia, os painéis permitem a exploração interativa de dados sobre infraestrutura, potencial energético, unidades geradoras, presença e exploração de minérios em dimensão numérica e espacial.
O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, destaca a parceria com o Piauí e a relevância do lançamento para o desenvolvimento de Sergipe. “Lançamos um conjunto de mapas interativos de eletricidade e mineração aqui do estado de Sergipe, fruto de uma parceria e de um termo de colaboração com a Secretaria de Planejamento do Piauí e que a Desenvolve-SE sistematizou. Isso vai permitir que tenhamos evidências para avançar no planejamento das políticas públicas e para fornecer mais dados para investidores e empresas que queiram vir para o estado e acompanhar todos os potenciais que Sergipe tem à disposição”, pontuou.
Os mapas interativos estão dispostos em forma de painéis na plataforma Power BI e visam a atração de investimentos por meio da disponibilização de informações sobre o setor de energia e mineração em Sergipe. Eles permitem a simetria informacional necessária para embasar a tomada de decisão dos setores de energia e mineração, um importante fator para impulsionar a competitividade de Sergipe.
Os dados, apresentados de maneira concisa e transparente, são essenciais para a tomada de decisão qualificada e para a melhoria do ambiente de negócio de Sergipe, como destaca o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade. “Nós podemos ver a produção de energia, minerais, onde são produzidos, onde existem, processos, licenciamentos, processos em andamento e já maturados. Toda a informação, um verdadeiro Atlas dos minérios de Sergipe e da energia de Sergipe para ajudar na tomada de decisão. É assim que se faz, melhorando o ambiente de negócios e dando informações concisas, transparentes e acessíveis para gestores e investidores, para que Sergipe, cada vez mais, tenha o melhor ambiente de gestão de negócios”, detalhou.
Além disso, a partir da exibição de um conjunto de dados disponibilizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de uma forma mais acessível a todos os setores, os painéis contribuem para a transparência pública e para a construção de um planejamento integrado e estratégico, uma vez que é possível identificar necessidades na distribuição energética e localidades de expansão para a exploração mineral no estado. Essas estatísticas são integradas à Base Cartográfica Contínua do Estado de Sergipe, elaborada por meio de convênio entre a Seplan e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma escala de 1:100.000, que permite o desenvolvimento de iniciativas voltadas à inteligência territorial.
A superintendente de Estatística e Gestão de Dados do Observatório de Sergipe, Herica Silva, destaca a importância dos mapas interativos para o monitoramento das informações relacionadas aos setores da mineração e da energia elétrica. “São dois painéis, um é voltado para mineração e o outro para o setor geoelétrico. Conseguiremos ver um panorama de como estão esses dois setores no estado, fazer o acompanhamento e visualizar como estão distribuídos. Os mapas interativos vão servir principalmente para a sociedade buscar e monitorar informações desses setores”, explicou.
O lançamento dos dois mapas interativos ainda considera a colaboração ativa entre o setor elétrico e o setor mineral, visando estimular a implantação de infraestrutura elétrica para auxiliar em setores importantes, como o de petróleo, gás e a extração de potássio.
A diretora de Minas e Energias Renováveis da Seplan/PI, Gabriela Rodrigues, ressalta a sinergia entre os setores elétrico e minerário e a necessidade de dados concretos para o planejamento das políticas públicas estaduais. “Hoje é um marco para o desenvolvimento desses setores aqui no estado de Sergipe, assim como já ocorre no estado do Piauí, com o foco no planejamento baseado em evidências. A consolidação dos dados desses setores, que são vocações econômicas dos estados da região Nordeste, é fundamental para poder prever, garantir segurança jurídica, entender a infraestrutura e o cenário na região, a fim de que eles sejam convertidos em desenvolvimento socioeconômico de forma territorializada”, pontuou.
Voltados aos investidores no setor de energia e mineração, acadêmicos, instituições de pesquisa, setor produtivo, concessionárias de energia, gestores públicos estaduais e municipais e à população, os painéis terão atualização automática a partir dos dados informados pela ANM e ANEEL. Os mapas interativos já estão disponíveis e podem ser acessados por meio do site oficial da Desenvolve-SE .
Dados eletroenergéticos e minerários
O painel que reúne os dados eletroenergéticos de Sergipe apresenta um balanço geral das estatísticas. A seguir, os painéis apresentam as informações específicas, como a quantidade de geração de energia em valores gerais e específicos a cada matriz energética, sobre a origem dessa geração, os valores das tarifas das distribuidoras e um mapa sobre a localização das redes de energia. Em uma de suas páginas, também estão disponibilizados outros painéis com dados do Governo Federal e instituições de pesquisa.
O mapa interativo dos dados minerários, por sua vez, também conta com um balanço geral e informações numéricas específicas sobre os principais minérios extraídos no estado, a quantidade de processos estabelecidos para a extração por ano, o valor arrecadado por município e minério, um mapa que contém a localização dos processos e as bacias minerais, além de mais dashboards de apoio.


Legislativo - MT Observatório Socioambiental avalia riscos a mecanismos do Código Florestal em 18 projetos de lei
Bataguassu - MS Repartições públicas terão horário especial de funcionamento devido ao jogo da seleção brasileira na próxima segunda-feira (29)
Defesa Civil Fundo para calamidades e apoio a Rio Bonito do Iguaçu são destaque em congresso de Defesa Civil
Acre Instituto de Pesos e Medidas do Acre participa de operação nacional para garantir compras mais seguras nas férias
Legislativo - MT Arraiá da Assembleia Legislativa reúne servidores, famílias e comunidade em noite de tradição, música e cultura
Defesa Civil Fundo para calamidades e Rio Bonito do Iguaçu são destaque do Paraná em congresso de Defesa Civil
Piauí Dia do Metrologista: Imepi reforça papel das medições precisas para proteção do consumidor e qualidade dos produtos
São Paulo Programa Trampolim do Governo de SP abre inscrições para mais de 1,6 mil vagas em cursos gratuitos
Câmara de Dourados Câmara de Dourados antecipa sessão ordinária de segunda-feira em razão do jogo da Seleção Brasileira Mín. 11° Máx. 30°