
A saúde de Dourados passa a contar com um novo sistema voltado ao monitoramento de arboviroses no município. A plataforma ArboNotifica, que é uma ferramenta digital desenvolvida para organizar, registrar e acompanhar, em tempo real, os casos de dengue, zika, chikungunya, mayaro e oropouche, foi oficialmente apresentada à população nesta segunda-feira (23), durante a 4ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados.
Utilizando o espaço Tribuna Livre da Câmara, o coordenador de Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde, Robson dos Santos Paredes, detalhou as funcionalidades da nova ferramenta, que, segundo ele, vai apoiar e fortalecer a atuação da estrutura de vigilância em saúde em Dourados.
Conforme o coordenador, a plataforma será utilizada de forma integrada pela rede pública e privada notificadora, incluindo UBS, UPA, hospitais, clínicas, farmácias notificantes, Vigilância em Saúde e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). As operações da ArboNotifica tiveram início em janeiro, com implantação gradual de projeto piloto nas unidades básicas de saúde e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
“Além de possibilitar o monitoramento em tempo real, a plataforma vai eliminar o papel utilizado para notificação de casos de arboviroses, organizar o fluxo da informação dentro das instituições de saúde, agilizar o acesso por profissionais, reduzir a subnotificação e evitar que uma mesma pessoa faça mais de um teste para diagnóstico das doenças. Isso tudo vai possibilitar o desenvolvimento de ações contundentes a eventuais focos de infestação de arboviroses. É um avanço significativo para Dourados”, destacou Paredes.
Os vereadores manifestaram apoio e elogiaram a implantação da plataforma ArboNotifica, destacando a importância da iniciativa para o fortalecimento da saúde pública no município.
“Trata-se de uma iniciativa moderna e necessária, que demonstra responsabilidade com a saúde da população. A tecnologia é uma grande aliada na prevenção e no combate às arboviroses, e Dourados dá um passo importante ao investir em soluções inovadoras”, destacou o vereador Daniel Júnior (PP).
SESSÃO
Já em única discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2026, de autoria do vereador Marcelo Mourão (PL), que cria a Medalha Legislativa São Carlo Acutis, a ser concedida àqueles que, no meio católico, tenham desenvolvido relevantes atividades no âmbito do município de Dourados.
DENÚNCIA
Já a segunda denúncia, apresentada pelo advogado Wagner Batista da Silva, será analisada pela comissão processante instaurada para apurar suposta quebra de decoro parlamentar. Na denúncia, o advogado acusa a vereadora de cometer ato de improbidade na utilização de recursos da Ceap (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar).
A comissão será composta pelos vereadores Márcio Pudim (presidente), Cemar Arnal (relator) e Ana Paula (membro). Eles têm 90 dias para analisar as provas, ouvir depoimentos e entregar o relatório final.
Piauí Com apoio do Governo do Estado, Tanque do Piauí investe na fava para desenvolver potenciais turísticos, culturais e agrícolas
Legislativo - MT Cattani apresenta projeto para impedir benefício exclusivo a egressos do sistema prisional no transporte público
Acre Polícia Civil capacita policiais no uso de Arma de Condutividade Elétrica em Rio Branco
Legislativo - MT Observatório Socioambiental avalia riscos a mecanismos do Código Florestal em 18 projetos de lei
Bataguassu - MS Repartições públicas terão horário especial de funcionamento devido ao jogo da seleção brasileira na próxima segunda-feira (29)
Defesa Civil Fundo para calamidades e apoio a Rio Bonito do Iguaçu são destaque em congresso de Defesa Civil
Acre Instituto de Pesos e Medidas do Acre participa de operação nacional para garantir compras mais seguras nas férias
Legislativo - MT Arraiá da Assembleia Legislativa reúne servidores, famílias e comunidade em noite de tradição, música e cultura
Defesa Civil Fundo para calamidades e Rio Bonito do Iguaçu são destaque do Paraná em congresso de Defesa Civil Mín. 11° Máx. 30°