
O ‘Regime de Colaboração na Política de Alfabetização Brasileira’ foi tema de painel realizado na última segunda-feira, 23, em Brasília, durante o Encontro Internacional Alfabetização, Equidade e Futuro, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A experiência de Sergipe foi destaque, com a explanação da secretária de Estado da Educação, Maria Gilvânia Guimarães, sobre a pactuação entre o Governo do Estado e os municípios para assegurar a alfabetização na idade certa.
O painel teve como objetivo apresentar ao público a importância da construção de estratégias de colaboração e cooperação entre os entes federados para garantir a efetividade das políticas de alfabetização com equidade.
A mediação ficou a cargo do presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), Felipe Michel Braga. Participaram ainda a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), Luiz Miguel; e a secretária municipal de Educação de Belo Horizonte e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), Natália Araújo.
A secretária Gilvânia Guimarães destacou que a alfabetização se concretiza com a soma de esforços, especialmente porque a maior parte das matrículas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental está concentrada nas redes municipais. “Em Sergipe, o regime de colaboração não é apenas uma atividade administrativa, mas uma pactuação ética que o Estado faz com as prefeituras para que não deixemos nenhuma criança para trás”, afirmou.
O regime de colaboração em Sergipe se consolida como estratégico entre os estados brasileiros, com resultados expressivos a partir do Pacto Sergipano pela Alfabetização, por meio do Programa Alfabetizar pra Valer. “Em 2025, Sergipe cumpriu a meta estabelecida pelo MEC de 38%, com regime de colaboração, com ICM Social e com a formação de mais de 6 mil professores, envolvendo Estado e municípios. Não existe o todo sem a parte, nem a parte sem o todo. Só chegamos lá com todos juntos”, ressaltou.
A gestora lembrou que o Programa Alfabetizar pra Valer foi instituído pela Lei Estadual nº 8.597/2019, que legitima o regime de colaboração com os municípios para implementação de uma política de Estado voltada à alfabetização na idade certa, até os 7 anos.
A iniciativa visa melhorar o atendimento escolar aos estudantes do último ano da educação infantil e do ciclo de alfabetização, além de garantir formação de professores e gestores, oferta de material didático complementar estruturado e compartilhamento de estratégias e recursos que contribuam para elevar o nível de proficiência em leitura e escrita. A política também busca prevenir abandono, evasão e distorção idade-série nos anos subsequentes. “Destacamos também a premiação Escola Destaque, que investe tanto nas escolas com melhores resultados quanto nas que enfrentam maiores desafios, além do Programa AMEEI, que presta assistência aos municípios na educação infantil e já garantiu a construção de 75 creches”, completou.
Da plateia, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Sergipe (Undime/SE) e dirigente municipal de Educação de Estância, João Luiz Dória, destacou a relevância do evento. “O encontro é uma grande oportunidade para discutir o principal tema da política pública nacional, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Sabemos o quanto é desafiador garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Essa troca de experiências fortalece estados e municípios. Só avançaremos se estivermos unidos”, afirmou.
Também participaram a presidente do Conselho Estadual de Educação, Eliane Passos; a diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Ana Cristina Dantas da Silva; a articuladora da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), Fabiana Araújo Silva; e o representante da Uncme, Humberto Gonzaga.
Encontro Internacional
O Encontro Internacional Alfabetização, Equidade e Futuro prossegue até esta terça-feira, 24, reunindo lideranças políticas e técnicas do Brasil e de países da América Latina, além de secretarias estaduais e municipais, Undime, Consed e Consec, organismos internacionais, universidades, redes de pesquisa, movimentos sociais e representantes da sociedade civil.
A iniciativa promove intercâmbio entre Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia e México, destacando avanços e aprendizados e posicionando o Brasil, por meio do MEC, como articulador de uma agenda regional de cooperação em alfabetização. O objetivo central é fortalecer a cooperação internacional na área da educação na América Latina, a partir da construção de um compromisso político regional e de uma agenda técnica comum em torno da garantia do direito à alfabetização de todas as crianças no início do ensino fundamental.







Acre Instituto de Pesos e Medidas do Acre participa de operação nacional para garantir compras mais seguras nas férias
Legislativo - MT Arraiá da Assembleia Legislativa reúne servidores, famílias e comunidade em noite de tradição, música e cultura
Defesa Civil Fundo para calamidades e Rio Bonito do Iguaçu são destaque do Paraná em congresso de Defesa Civil
Piauí Dia do Metrologista: Imepi reforça papel das medições precisas para proteção do consumidor e qualidade dos produtos
São Paulo Programa Trampolim do Governo de SP abre inscrições para mais de 1,6 mil vagas em cursos gratuitos
Câmara de Dourados Câmara de Dourados antecipa sessão ordinária de segunda-feira em razão do jogo da Seleção Brasileira
Alagoas Uneal promove evento internacional com pesquisadores do Brasil e exterior em Arapiraca
São Paulo Governo de SP recomenda dose zero contra sarampo para bebês de 6 a 11 meses na capital e em Guarulhos
Piauí Piauí participa de seminário internacional sobre fortalecimento das ouvidorias públicas em Brasília Mín. 11° Máx. 30°