
As escolas da Rede Pública Estadual de Ensino iniciam, nesta terça-feira (24), a Eleição do Conselho de Líderes de Turma 2026, fortalecendo o protagonismo estudantil e a participação democrática no ambiente escolar. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação (Sedu), marca o início de um ciclo de mobilização nas unidades, incentivando os estudantes a assumirem papel ativo na construção do cotidiano escolar.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, por meio do processo eleitoral, os alunos exercitam a liderança, a responsabilidade e o compromisso com a coletividade, ampliando sua representatividade nas decisões e ações desenvolvidas ao longo do ano letivo.
“Quando o estudante participa, opina e assume responsabilidades, ele desenvolve competências que vão além do conteúdo acadêmico. A escola se torna um espaço de diálogo, construção coletiva e preparação para o exercício pleno da cidadania”, destacou.
Na sequência, na próxima sexta-feira (27), o cronograma prevê a realização da Eleição do Comitê Regional de Líderes de Turma e, no dia 11 de março, da Eleição do Comitê Estadual de Líderes de Turma, consolidando a estrutura de representação estudantil em diferentes níveis.
Ainda segundo o secretário, a ação integra um conjunto de iniciativas promovidas pela Sedu com foco na formação integral dos estudantes. “A metodologia adotada nas escolas da Rede Estadual valoriza o aluno como sujeito ativo do processo educativo, incentivando o desenvolvimento de projetos autorais e propostas interdisciplinares que aproximam teoria e prática. O objetivo é estimular competências como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas reais”, complementou Vitor de Angelo.
A gerente de Gestão Escolar, Maricélis Caetano Engelhardt, destacou que, paralelamente às votações, as unidades têm investido na revitalização de seus espaços, compreendendo a infraestrutura como ferramenta pedagógica. Salas de aula, pátios e ambientes de convivência são organizados para favorecer a aprendizagem, promovendo o sentimento de pertencimento e transformando o espaço escolar em um cenário de descobertas. E a liderança estudantil é fundamental para o diálogo sobre essas questões.
“A educação socioemocional também integra a rotina das escolas. Rodas de conversa, escuta ativa e mediação de conflitos fortalecem vínculos e promovem um ambiente acolhedor e seguro, no qual o bem-estar dos estudantes é prioridade. A formação cidadã, pautada em valores éticos e colaborativos, é trabalhada de forma articulada ao currículo acadêmico”, afirmou a gerente.
>
Acre Instituto de Pesos e Medidas do Acre participa de operação nacional para garantir compras mais seguras nas férias
Legislativo - MT Arraiá da Assembleia Legislativa reúne servidores, famílias e comunidade em noite de tradição, música e cultura
Defesa Civil Fundo para calamidades e Rio Bonito do Iguaçu são destaque do Paraná em congresso de Defesa Civil
Piauí Dia do Metrologista: Imepi reforça papel das medições precisas para proteção do consumidor e qualidade dos produtos
São Paulo Programa Trampolim do Governo de SP abre inscrições para mais de 1,6 mil vagas em cursos gratuitos
Câmara de Dourados Câmara de Dourados antecipa sessão ordinária de segunda-feira em razão do jogo da Seleção Brasileira
Alagoas Uneal promove evento internacional com pesquisadores do Brasil e exterior em Arapiraca
São Paulo Governo de SP recomenda dose zero contra sarampo para bebês de 6 a 11 meses na capital e em Guarulhos
Piauí Piauí participa de seminário internacional sobre fortalecimento das ouvidorias públicas em Brasília Mín. 11° Máx. 30°