
As escolas estaduais foram destaque no 24º Encontro de Astronomia do Nordeste (Eane) com premiação e apresentação de trabalhos. O evento atraiu apaixonados pela astronomia de todo o Nordeste para atividades no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Satuba e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Na Copa Mundaú de Foguetes, realizada na Ufal e uma das principais atrações do encontro, as escolas estaduais dominaram a premiação do Nível 4, que corresponde ao ensino médio. A Escola Estadual de Tempo Integral Professora Benedita Maria Rufino Chagas, de Murici, foi a campeã da copa registrando os dois melhores lançamentos – 297 e 261 metros – com a equipe Biu Cosmos, e empatando com o Ifal Satuba na primeira colocação. As escolas estaduais Professora Claudizete Lima Eleutério, de Rio Largo, e Monsenhor Clóvis Duarte de Barros dividiram o segundo lugar com lançamentos de, respectivamente, de 112, 60 e 150 metros. A Escola Claudizete conseguiu também uma Menção Honrosa na competição.
A conquista da Copa Mundaú teve sabor especial para a equipe Biu Cosmos que, duas semanas antes, também havia conquistado, pelo segundo ano consecutivo, a Copa Nordeste de Foguetes. “Foi um desafio enorme. Em uma competição com 36 inscritos, levamos duas equipes, uma mais experiente e outra iniciante”, destacou o professor Antônio Barbosa, que coordena a equipe.
“Também precisamos nos reinventar pois, ao contrário do que estávamos acostumados, os foguetes a serem lançados eram de garrafas pet de 2 litros, não de 1,5 litros. Tivemos que montar um protótipo do zero em menos de uma semana e conseguimos dois lançamentos muito bons”, explicou.
Os estudantes festejaram a conquista. “Foi uma experiência muito positiva para nós, que exigiu dedicação e superação e nos levou a crescer enquanto equipe”, disse Guylherme Kauã Barros, da 1ª série do ensino médio. “Nunca vi nada parecido com a Copa Mundaú, aprendemos bastante”, completou o veterano Frank Bonfim, aluno da 3ª série do ensino médio.
.jpg)
Clubes de astronomia
Os clubes de astronomia da rede estadual também expuseram suas ações durante o encontro. De Campo Alegre, a Escola Estadual Dom Constantino Luers se fez presente com o clube “Constelados”, sob a coordenação do professor Jonatas Sena.
“Foi a nossa primeira vez no Eane, e tivemos três dias de muito aprendizado e troca de experiências”, contou o professor.
De Maceió, a Escola Estadual Dr. Rodriguez de Melo também levou a experiência do clube Scorpius e do projeto Desvendando o Céu de Alagoas, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), e promove ações de observação astronômica e educação científica junto a estudantes de escolas públicas do entorno da Lagoa Mundaú.
“Nosso clube está consolidado e, pelo terceiro ano consecutivo, tivemos o nosso projeto ‘Desvendando o céu de Alagoas’ contemplado pelo Pibic Jr. Participar do Eane foi gratificante, pois se trata de um evento significativo para a Educação e que permite a interação entre jovens de toda a região por meio da astronomia”, avaliou o professor Emanuel Cunha, que coordena o clube e o projeto de pesquisa.
.jpeg)
Referência
Apoiando a organização do evento, o Observatório Genival Leite e Lima (OAGLL), localizado no Cepa, em Maceió, consolidou sua missão como referência na divulgação da astronomia em Alagoas, levando exposições sobre o seu patrono Genival Leite e Lima – pioneiro da divulgação astronômica no estado e fundador do primeiro observatório de Alagoas, o Formahault, que funcionava na sua casa – e sobre a história do OAGLL, que este ano completou 17 anos de existência.
“O Eane reuniu apaixonados pela astronomia de todo o Nordeste e, pela sétima vez, aconteceu em Alagoas. Participamos de um pouco de tudo: levamos os alunos bolsistas do Programa Professor Mentor das escolas estaduais Afrânio Lages, Princesa Isabel e Moreira e Silva para o ‘EANE na Escola’, evento realizado no IFAL Satuba, participamos de palestras, minicursos e expusemos pôsteres sobre nosso patrono Genival Leite e Lima e sobre os 17 anos do observatório e também tivemos um palestra da diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da Seduc, Juliana Amorim, sobre astronomia e arte”, relatou o professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL e integrante da comissão organizadora do EANE.
Próximas edições
O Eane já tem definidas as sedes das edições dos próximos três anos: em 2027, o encontro será realizado no Recife (PE), enquanto em 2028 será a vez de Teresina, no Piauí. Por fim, o 27º encon, previsto para 2029, está programado para o município de Acaraú, no Ceará.
Piauí Sesapi realiza oficina para fortalecer preparação e resposta a desastres em saúde pública
Acre Ensino integral amplia horizontes e ajuda jovens acreanos a transformarem sonhos em projetos de vida
Alagoas Garantia-Safra injeta quase R$ 32 milhões na economia dos municípios alagoanos
Sergipe Fogos com barulho representam riscos à saúde humana e ao bem-estar animal
Infraestrutura... DER/PR publica resultado do edital para nova duplicação da Rodovia da Uva
Geral Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste
Acre Governadora Mailza Assis representa o Acre na Semana do Clima de Londres e fortalece desenvolvimento sustentável
São Paulo Com apoio do Banco do Povo Paulista, empreendedores ampliam negócios na Copa do Mundo
São Paulo Especialistas do Iamspe orientam idosos sobre cuidados com a saúde no inverno Mín. 11° Máx. 28°