
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizou, nesta terça-feira (24), no auditório da instituição, a solenidade de encerramento das turmas concluintes de 2026 dos Programas de Residência em Saúde. Foram certificados 57 especialistas em diversas áreas.
O evento reuniu gestores, docentes, coordenadores, preceptores, familiares e amigos para celebrar a formação de profissionais preparados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a cerimônia, a reitora Pollyanna Almeida destacou o papel formador da universidade e a importância da continuidade da qualificação ao longo da carreira.
 elaine nascimento, Pollyanna Almeida e cecilia marques.jpg)
“Não esqueçam nunca do nosso Sistema Único de Saúde, porque foi graças a esse sistema que vocês adquiriram essa formação e é nele que muitos pacientes precisam do cuidado de vocês”, afirmou.
A supervisora da pós-graduação lato sensu, Cecília Marques, ressaltou a contribuição institucional para a sociedade ao entregar profissionais capacitados em diferentes áreas.
“Ficamos muito felizes em entregar à sociedade profissionais que passaram por dois ou três anos de formação com especialistas e que agora vão atuar junto à população com cada vez mais expertise”, disse.
Já a coordenadora geral das residências em saúde, Elaine Nascimento, explicou que os programas integram uma política indutora do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação voltada à qualificação de trabalhadores para o SUS.
“É uma formação em serviço, em que 80% da carga horária acontece nos campos de prática, majoritariamente na rede pública, para que esses profissionais atuem de acordo com as políticas e os princípios do sistema”, afirmou.
A fisioterapeuta Nathalia Lima, concluinte da residência multiprofissional em Saúde da Família, destacou a experiência vivida durante os dois anos de formação. “Foi um período essencial para compreender a atuação integrada das equipes e a realidade da atenção básica, ampliando minha visão sobre o cuidado e a organização dos serviços”, relatou.
 residente Nathalia Lima.jpg)
Na área médica, a obstetra Virgínia Sarmento celebrou a conquista da especialização e o início da trajetória profissional após três anos de residência. “Além do certificado, a residência é uma grande conquista e um objetivo de vida. Hoje já estou atuando como plantonista na Maternidade Escola Santa Mônica, onde me formei, o que mostra como essa formação abre portas”, destacou.
Programação
Durante a programação, o psicólogo Samuel Conselheiro conduziu a palestra “Residência em saúde: quais as perspectivas profissionais?”, abordando desafios, oportunidades no mercado de trabalho e a inserção dos especialistas no sistema público. O evento contou ainda com falas de coordenadores dos programas, representantes das turmas e momentos de integração entre os participantes.
A solenidade foi finalizada com a entrega das declarações e o registro fotográfico das turmas, simbolizando o encerramento de um ciclo e o início de novas trajetórias na assistência à população.
Residências
Com a conclusão das turmas, a Uncisal entrega à sociedade e ao SUS 57 novos especialistas, entre médicos especialistas em infectologia, psiquiatria, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, pediatria e medicina de família e comunidade; enfermeiros especialistas em obstetrícia, neonatologia, infectologia, psiquiatria e saúde mental, emergência geral e atendimento pré-hospitalar; além de especialista em audiologia e profissionais especialistas em saúde da família nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional.
A formação ocorre majoritariamente nos serviços da rede pública, contribuindo para a qualificação da atenção em saúde em Alagoas e em outros estados.
Piauí Dia do Metrologista: Imepi reforça papel das medições precisas para proteção do consumidor e qualidade dos produtos
São Paulo Programa Trampolim do Governo de SP abre inscrições para mais de 1,6 mil vagas em cursos gratuitos
Câmara de Dourados Câmara de Dourados antecipa sessão ordinária de segunda-feira em razão do jogo da Seleção Brasileira
Alagoas Uneal promove evento internacional com pesquisadores do Brasil e exterior em Arapiraca
São Paulo Governo de SP recomenda dose zero contra sarampo para bebês de 6 a 11 meses na capital e em Guarulhos
Piauí Piauí participa de seminário internacional sobre fortalecimento das ouvidorias públicas em Brasília
Marabá - PA Gestão: Pagamento do salário dos servidores referente ao mês de junho estará disponível nesta sexta-feira, 26 de junho
Bahia Últimos dias para visitar exposição que reúne nomes da arte moderna e contemporânea no MAM-BA
Legislativo - MS Arraiá ALEMS: 4ª edição da festa junina é realizada neste sábado com entrada gratuita Mín. 11° Máx. 30°