
O Governo de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (24) uma unidade do Projeto Cozinhalimento em Presidente Prudente. Além desse novo equipamento, durante a abertura da Feicorte 2026, houve ainda o descerramento das placas de outras duas cozinhas na região, instaladas nos municípios de Presidente Epitácio e Muritinga do Sul. O investimento total nas três unidades é de R$ 270 mil.
A iniciativa promove a segurança alimentar, a capacitação profissional e a geração de renda por meio da instalação de cozinhas industriais voltadas ao processamento e ao aproveitamento integral dos alimentos. Ao longo da atual gestão, já foram inauguradas 231 cozinhas em todo o estado, sendo 24 na região do Oeste Paulista, totalizando um investimento de R$1,44 milhões. Atualmente, o programa conta com mais de 280 unidades em funcionamento.
LEIA TAMBÉM: Carreta do Cozinhalimento já capacitou mais de 2,6 mil pessoas em 2026
“Esta é a 281ª unidade do Cozinhalimento entregue pelo Governo de São Paulo e temos a meta de concluir 300 até o final de 2026. Com mais de 35 mil pessoas capacitadas em todo o estado, o programa cria oportunidades de qualificação, geração de renda e inclusão social, fortalecendo a ligação entre a produção agrícola e as cidades do interior.”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho.
Durante a Feicorte 2026, que segue até sexta-feira (26), no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente, o público também pode conhecer a Carreta do Cozinhalimento, unidade móvel do programa.
Equipada com cozinha industrial completa, a carreta funciona como um espaço itinerante para a realização de cursos, oficinas e demonstrações culinárias voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos, à alimentação saudável e ao empreendedorismo.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP anuncia pacote de ações para fortalecer o agro paulista durante a Feicorte 2026
Os visitantes podem conhecer as ações de segurança alimentar e qualificação profissional desenvolvidas pelo programa, além de participar de degustações de receitas preparadas durante as atividades. A iniciativa já capacitou mais de 2,6 mil só em 2026. A expectativa é de que a unidade itinerante alcance 50 cidades até o fim do ano.
Sergipe Empresários têm até 24 de agosto para aderir ao Programa de Regularização de Débitos da Codise
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
SEGURANÇA PÚBLICA PC completa 150 anos e destaca trajetória da Coordenadoria de Operações Especiais (CORE)
Alagoas Semarh abre chamamento público para compor o Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas
Mato Grosso do Sul MS apresenta resultados ambientais e meta de carbono neutro em fórum internacional sobre clima em Londres
Rondônia Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho Mín. 11° Máx. 14°