
Uma das maiores obras de engenharia rodoviária do país acaba de completar 50 anos. A Rodovia dos Imigrantes, inaugurada em junho de 1976, transformou a ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista ao superar os desafios da Serra do Mar, com túneis, viadutos e estruturas especiais em uma área de alta complexidade ambiental. Desde que foi concedida pelo Governo de São Paulo, mais de R$11 bilhões foram aplicados no Sistema Anchieta-Imigrantes em melhorias de infraestrutura, tecnologia, conservação e segurança viária.
Cinco décadas depois, a Rodovia dos Imigrantes prepara uma nova fase de modernização com a implantação dos pórticos eletrônicos do Sistema Siga Fácil. Instalados na Rodovia dos Imigrantes, no km 29, e na Via Anchieta, no km 33, em ambos os sentidos, a solução tecnológica elimina a necessidade de parada obrigatória dos veículos e integra o processo de modernização da operação viária do sistema. Os equipamentos estão em fase de teste e validação da tecnologia e dos processos operacionais
LEIA TAMBÉM: Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega à fase final
O próximo passo em estudo é a terceira pista da Imigrantes. Uma nova etapa de expansão está em análise pelo Governo de São Paulo. A nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista terá 21,6 quilômetros de extensão, sendo cerca de 80% do traçado em túneis. O projeto prevê ainda um túnel com mais de seis quilômetros, que deverá ser o maior túnel rodoviário do Brasil.
A obra foi planejada para ampliar a capacidade operacional do sistema, melhorar a segurança viária e favorecer a circulação de veículos pesados. Com a implantação da terceira pista, a capacidade do trecho de serra deve aumentar em 25%, enquanto a capacidade de descida de caminhões e ônibus pode crescer até 145%.
Construída pela Dersa, a Rodovia dos Imigrantes passou a complementar a Via Anchieta, inaugurada a partir da década de 1940, e se consolidou como um corredor estratégico para o turismo, a mobilidade regional e o escoamento de cargas até o Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.
Desde 1998, quando assumiu a administração do Sistema Anchieta-Imigrantes, a Ecovias Imigrantes deu continuidade à transformação com investimentos em infraestrutura, tecnologia, conservação e segurança viária. O principal marco desse período foi a construção da segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, inaugurada em 2002, que ampliou a capacidade operacional do sistema e incorporou soluções de engenharia voltadas à redução dos impactos ambientais.
Nos últimos anos, também foram ampliados os investimentos em conservação, tecnologia e segurança viária. Entre as entregas recentes estão a nova Base de Serviço de Atendimento ao Usuário, no km 46 da Via Anchieta, em Cubatão, e a modernização da iluminação dos túneis da pista Norte da Rodovia dos Imigrantes, no sentido São Paulo. A concessionária prevê ainda concluir, até 2027, a recuperação de 100% do pavimento do Sistema Anchieta-Imigrantes.
Também estão previstas intervenções estruturais, como melhorias geométricas em curvas da Via Anchieta, a implantação de uma nova rampa de escape no km 46 da pista Norte da Anchieta, além de estudos para novos acessos ao Porto de Santos.
Desde o início da concessão, mais de 3,4 milhões de atendimentos operacionais foram realizados nas rodovias do sistema, entre socorros mecânicos, atendimentos médicos, inspeções de tráfego e remoções.
Siga Fácil é o sistema do Governo de São Paulo que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, identificando veículos por placas ou tags, tornando o processo mais rápido, mais eficiente e com justiça tarifária. Ou seja, com o Siga Fácil, o motorista paga apenas pelo trecho percorrido. Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas e reduz acidentes. O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, a Nova Raposo e a Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. O site sigafacil.sp.gov.br traz o mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.
Gurupi - TO Segunda noite do Arraiá da Amizade 2026 teve disputa das juninas do Grupo de Acesso e shows da banda Companhia do Calypso e artistas regionais
São Paulo Confira o funcionamento das unidades do Bom Prato neste final de semana
SEGURANÇA Polícia Científica do Pará desenvolve pesquisa inédita para aprimorar perícias com explosivos
São Paulo Mais de 104 mil pessoas serão beneficiadas por R$ 413,6 milhões em obras de saneamento em oito cidades da região de Tatuí até 2029
São Paulo SP entrega Selo Amigo da Pessoa com TEA a 138 instituições por boas práticas de inclusão
São Paulo Agência SP Verifica: o que é verdade e o que é mentira sobre o reajuste dos pedágios em SP Mín. 14° Máx. 26°