
O governador Rafael Fonteles vistoriou, neste sábado (27), as obras de recuperação da rodovia estadual PI-217, em São José do Peixe. A intervenção contempla o trecho de 25,4 quilômetros que liga o município a São Miguel do Fidalgo e já ultrapassa 90% de execução, restando apenas a sinalização para a conclusão dos serviços. Durante a agenda, o governador também participou da entrega de uma ambulância destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de um ônibus escolar para a rede municipal de ensino.
Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), a obra recebeu investimento de R$ 6,8 milhões e representa um importante avanço para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região.
A recuperação da PI-217 melhora a ligação entre São José do Peixe, o entroncamento com a PI-382 e São Miguel do Fidalgo, reforçando a conexão entre sedes municipais, comunidades rurais, povoados e a malha rodoviária estadual. A integração com a PI-241 amplia a circulação regional entre áreas produtivas, polos de serviços e municípios vizinhos.

Além de proporcionar mais segurança e conforto aos usuários, a rodovia facilita o escoamento da produção rural e impulsiona o desenvolvimento econômico da região.
“O Vale do Fidalgo recebeu mais de R$ 80 milhões em investimentos em rodovias. São trechos novos e restauração de trechos antigos. Nunca esse território viveu uma situação como essa. Todos os trechos em ótimo estado de conservação, inclusive daqui para Floriano e daqui para Simplício Mendes. Por isso estamos felizes de visitar cada canto do Piauí, de novo, vendo o resultado do nosso trabalho”, afirmou o governador Rafael Fonteles.
O prefeito de São José do Peixe, Dr. Celso Antônio, ressaltou a parceria com o Governo do Estado e afirmou que Rafael Fonteles é o governador que mais investiu no município.
“É o governador que mais investiu em infraestrutura, tanto em malha rodoviária, nas nossas rodovias, melhorando a trafegabilidade; como também na infraestrutura dentro do município, com calçamento, asfaltamento e reforma de praças. Isso sem contar os investimentos em educação e saúde, que têm melhorado a qualidade de vida da população”, declarou.

O diretor-geral do DER, Leonardo Sobral, informou que a obra entra na fase final e será totalmente entregue em julho.
“Falta apenas a sinalização para a rodovia ficar 100% pronta. Era uma grande reivindicação da população e do prefeito, e conseguimos atender. É uma obra que representa um divisor de águas para a cidade, beneficiando toda a população que utiliza essa rodovia diariamente e impulsionando o desenvolvimento e o crescimento econômico da região”, destacou.
Entrega de veículos amplia atendimento em saúde e educação
Durante a agenda, Rafael Fonteles e o prefeito Dr. Celso Antônio realizaram a entrega simbólica das chaves de dois veículos destinados ao fortalecimento dos serviços públicos do município: uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), adquirida por meio de emenda parlamentar, e um ônibus escolar destinado à Secretaria Municipal de Educação, adquirido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento de R$ 436.266,80.

“Isso é obra e ação do presidente Lula, o presidente que mais olhou para o Nordeste, para o Piauí e para os pequenos municípios. Estamos entregando simultaneamente um ônibus novo para o transporte escolar de qualidade, inclusive com acessibilidade, e uma ambulância de alto padrão. Estou muito feliz de, em nome do Governo do Estado e como aliado do presidente Lula, fazer essa entrega desses dois equipamentos, um para a educação e outro para a saúde, que vão melhorar muito a vida do povo dessa terra maravilhosa”, afirmou Rafael Fonteles.

O prefeito Dr. Celso Antônio destacou a importância dos novos veículos para ampliar os serviços oferecidos à população.
“É com muita alegria que recebemos esses veículos, principalmente no que diz respeito ao atendimento de urgência. Nós não tínhamos o Samu no nosso município. Era uma reivindicação antiga da nossa população. Em parceria com esse time, estamos trazendo cada vez mais melhorias para São José do Peixe”, disse.

Cuiabá - MT Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
São Paulo São Paulo envia reforço operacional e tecnológico para missão humanitária na Venezuela
São Paulo Equipe especializada do Governo de SP chega à Venezuela para ajudar vítimas de terremoto
Gurupi - TO Arraiá da Amizade 2026 movimenta economia de Gurupi e fortalece geração de renda para comerciantes locais
ATENDIMENTO AO... Ciretran de Santarém potencializa atendimento no Baixo Amazonas após reestrutuação
Bahia Novos equipamentos fortalecem a estrutura de creches comunitárias e ampliam segurança alimentar na infância
São Paulo Estudo da Unesp aponta que paisagens agrícolas mais estáveis favorecem a presença e diversidade de pequenos mamíferos
Alagoas Dupla é presa em Rio Largo por homicídio executado a mando de traficante foragido no Rio de Janeiro
Bahia Bahia supera média nacional no aumento do fluxo de passageiros em voos domésticos e internacionais Mín. 14° Máx. 26°