
O governador Rafael Fonteles anunciou, neste sábado (7), na cidade de São Raimundo Nonato, no Sul do estado, o investimento de R$ 72 milhões para garantir água de qualidade e reforçar o abastecimento em 13 municípios da região. Os recursos serão aplicados nos próximos 45 dias, em parceria do Governo do Estado com a concessionária Águas do Piauí, para o reforço e melhoria dos sistemas do Garrincho, da Serra Branca e do novo sistema da Serra Vermelha. “Vamos avançar muito na resolução da crise hídrica, enquanto a adutora de São Raimundo Nonato é projetada e construída”, afirmou.
Essas intervenções contemplam, de acordo com o chefe do Executivo, a revitalização de quatro poços da Serra Branca e perfuração de outros quatro novos poços na Serra Vermelha. O sistema contará ainda com dois reservatórios móveis, duas estações de tratamento de água compactas, sete grupos geradores de energia para garantir que o atendimento à população não tenha interrupção, reforço da operação emergencial com mais 37 carros-pipa, laboratório móvel para verificação da qualidade da água e a construção de mais 1 km de adutora.

Outros investimentos se somam a esses, como a adutora Padre Lira, em Dom Inocêncio, e a adutora de Caracol, obra realizada pela Agespisa e que agora será conectada ao sistema pela Águas do Piauí.
“A captação e o tratamento com a estação móvel vai garantir um aumento da vazão em 387 metros cúbicos por hora. Teremos todas essas ações, com um sistema integrado, coibindo os desvios e fraudes, combatendo o uso indevido e as perdas nos processos de captação, tratamento e distribuição, melhorando muito a chegada da água tratada em cada um desses municípios. Fazem parte também o sistema que envolve São Lourenço e Dirceu Arcoverde”, explicou Rafael Fonteles, ressaltando também que as chuvas estão ajudando a melhorar o nível das barragens locais, contribuindo com a oferta de água para a população.

Voos para São Raimundo Nonato
Rafael Fonteles confirmou também que a companhia Gol estuda a retomada da oferta de voos regulares para a região. A companhia analisa as condições da pista para receber aeronave de grande porte, único modelo que ela opera.
“A Gol está enviando uma equipe para verificar as condições da pista para o pouso e decolagem do Boeing, que é o tipo de aeronave que eles utilizam. Então, acreditamos que em breve a empresa voltará a ofertar voos regulares. Além disso, temos a perspectiva de uma nova companhia aérea, que ainda está em análise pela Anac, que deverá atuar na aviação regional. O nosso papel no governo é buscar incentivar as empresas a investirem no Piauí, no turismo da região que teve um crescimento de 30% mesmo sem os voos”, destacou.

Infraestrutura... Obra de pavimentação de nova rodovia em Rebouças chega a 51% de execução
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
Sergipe Quadrilhas juninas destacam a sergipanidade em suas narrativas na terceira noite do Arranca Unha
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
REGULAÇÃO DE S... Afeto e manejo inovador garantem a sobrevivência de ave rara no Mangal das Garças
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
Piauí OPA 2026-2027 encerra votação com recorde de 245 mil votos e 139 propostas eleitas em cinco cidades do Piauí
ESPORTE E LAZER Iniciativas do governo do Pará fazem do Mangueirão uma referência nacional em inovação e inclusão Mín. 11° Máx. 30°