
Desde 2023, o Governo do Rio Grande do Sul destinou R$ 78,1 milhões para a recuperação e construção de escolas da Rede Estadual localizadas nas regiões da Campanha, da Fronteira Oeste, além da Fronteira Noroeste, do Noroeste Colonial e do Celeiro. Os trabalhos, fiscalizados pela Secretaria de Obras Públicas (SOP), contemplam obras concluídas e em andamento em 53 municípios.

Do total, R$ 46,4 milhões estão sendo aplicados em 38 escolas atualmente com intervenções em execução, distribuídas em 27 municípios. Em Santa Rosa, a Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Professor Joaquim José Felizardo recebe R$ 3,4 milhões para recuperação de alvenarias, substituição de divisórias, manutenção das portas e cobertura da quadra, adequação das instalações elétricas e hidrossanitárias, além da reconstrução de muros e calçadas.

Em Santo Cristo, a EEEB Leopoldo Ost conta com aporte de R$ 3,1 milhões para adequação de rampas e escadas, troca de portas, substituição de coberturas, manutenção das instalações elétricas e hidrossanitárias, além de pintura interna e externa.
Em Alegrete, o Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha recebe R$ 3 milhões em sua primeira intervenção estrutural de grande porte desde a fundação, em 1929. O prédio - dividido em dois blocos - e o ginásio passarão por uma recuperação completa, incluindo instalações elétricas e hidrossanitárias, telhado, esquadrias, cobertura, pintura, telas, muros e acesso escolar.

As intervenções já concluídas somam R$ 31,7 milhões, distribuídos em 101 frentes de trabalho em 89 escolas de 44 municípios. Em Panambi, a EEEB Poncho Verde recebeu R$ 736,9 mil para manutenção do reservatório de água e recuperação da cobertura do Bloco 4 e do ginásio de esportes.


Em Porto Xavier, a Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Antônio Fioravante recebeu R$ 590,7 mil para substituição da cobertura dos blocos, do ginásio de esportes, bem como reforma do piso da quadra. Já em São Borja, a Escola Estadual de Ensino Fundamental João Goulart contou com R$ 513 mil para manutenção do saguão, passarelas e rampas de acesso às salas de aula, além da demolição do Bloco 7.

Desde o início da atual gestão do governador Eduardo Leite, o Estado investiu R$ 624,3 milhões para qualificar a infraestrutura de 639 escolas em todo o Rio Grande do Sul. Na educação, área tratada como prioridade por Leite, o compromisso do governo é garantir o futuro do estudante, do professor e da sociedade.
Governo do Estado investiu mais de meio bilhão de reais em obras escolares desde 2019
Mais de 53% das escolas estaduais iniciam 2026 com salas de aula climatizadas
Governo alcança a marca de 500 obras em escolas concluídas desde 2023
Texto: Marluci Brock/SOP
Edição: Secom
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
REGULAÇÃO DE S... Afeto e manejo inovador garantem a sobrevivência de ave rara no Mangal das Garças
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
Piauí OPA 2026-2027 encerra votação com recorde de 245 mil votos e 139 propostas eleitas em cinco cidades do Piauí
ESPORTE E LAZER Iniciativas do governo do Pará fazem do Mangueirão uma referência nacional em inovação e inclusão
São Paulo Ex-moradora de rua da capital refaz sua vida em Casa Terapêutica do Governo de SP
Piauí OPA 2026-2027: Orçamento Participativo Digital encerra votação com recorde de 245 mil votos e 139 propostas eleitas em cinco cidades do Piauí
Sergipe Diego e Victor Hugo e Vitor Fernandes animam a última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 Mín. 11° Máx. 30°