
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, promoveu, na quarta-feira (5), um treinamento de Brigada de Incêndio voltado aos profissionais de saúde, com o objetivo de reforçar ações de segurança e prevenção no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, da rede estadual de saúde.
A capacitação foi organizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital, em conformidade com a Norma Regulamentadora (NR-23) – Proteção Contra Incêndios, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A norma dispõe sobre a obrigatoriedade de adoção de medidas de prevenção e combate a incêndios, além da organização de procedimentos de emergência nas instituições.
Instrutor do treinamento, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Marcos Lima, explicou que a brigada de incêndio orgânica, formada pelos próprios colaboradores da instituição, é uma das principais medidas de prevenção.
“Ela acaba sendo uma das maiores medidas prevencionistas para qualquer tipo de incidente, seja incêndio ou situações de primeiros socorros. É fundamental, para a preservação de vidas, que os próprios funcionários tenham conhecimento e uma postura preventiva. Quando os colaboradores conhecem os procedimentos e a estrutura do local, eles conseguem apoiar melhor as autoridades. Saber onde ficam os hidrantes, verificar se os extintores estão funcionando, identificar as rotas de emergência e ter noção de quantas pessoas estão no local são medidas que fazem toda a diferença para que o trabalho do Corpo de Bombeiros e de outras equipes de emergência seja realizado da melhor maneira possível”, explicou.
De acordo com a coordenadora do SESMT do HCM, Suelma Silva, a brigada de incêndio tem grande importância por fortalecer a cultura de segurança dentro da instituição. “O treinamento dos brigadistas garante que haja pessoas capacitadas para agir rapidamente até a chegada de equipes especializadas, além de apoiar as ações de prevenção e conscientização dos trabalhadores. Dessa forma, a brigada contribui diretamente para a promoção da saúde e segurança no trabalho, auxiliando o SESMT na proteção da integridade física dos colaboradores e no cumprimento das normas de segurança”, destacou.
Enfermeiro do setor de Hemodinâmica, Albert Rodrigues, que participou da capacitação, também ressaltou a relevância do treinamento para a rotina dos profissionais. “A importância do treinamento é evitar acidentes, principalmente em casos de incêndio, e promover a segurança de todos os funcionários e pacientes. Esse tipo de capacitação faz com que a gente saiba como agir com segurança em uma situação de emergência, aplicando corretamente os procedimentos que aprendemos”, afirmou.
O treinamento de Brigada de Incêndio é realizado anualmente pelo setor do SESMT, com o objetivo de atualizar e reciclar os conhecimentos dos brigadistas, reforçando os procedimentos essenciais para a prevenção de incêndios, o combate a princípios de fogo, o abandono seguro de área e outras ações de resposta rápida em situações emergenciais dentro da unidade hospitalar.
Infraestrutura... Obra de pavimentação de nova rodovia em Rebouças chega a 51% de execução
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
Sergipe Quadrilhas juninas destacam a sergipanidade em suas narrativas na terceira noite do Arranca Unha
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
REGULAÇÃO DE S... Afeto e manejo inovador garantem a sobrevivência de ave rara no Mangal das Garças
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
Piauí OPA 2026-2027 encerra votação com recorde de 245 mil votos e 139 propostas eleitas em cinco cidades do Piauí
ESPORTE E LAZER Iniciativas do governo do Pará fazem do Mangueirão uma referência nacional em inovação e inclusão Mín. 11° Máx. 30°