
O Governo do Maranhão segue com ações de apoio institucional fortalecendo os municípios maranhenses.
Na tarde desta sexta-feira (6), o governador Carlos Brandão esteve nos municípios de Açailândia e Imperatriz dialogando com autoridades e participando da entrega de obras.
As ações fazem parte da Semana Estadual Imperatriz Segunda Capital Maranhense, iniciada segunda-feira (2) e que segue até este sábado (7) estimulando políticas públicas na Região Tocantina.
O primeiro local visitado foi a cidade de Açailândia, onde o governador acompanhou a entrega da Escola Municipal Professor Ezequias Vieira.
A obra foi realizada pela gestão municipal e na ocasião o governador Carlos Brandão e o prefeito Benjamim de Oliveira dialogaram sobre obras e parcerias para mais políticas públicas no Maranhão.
“Estou tendo o prazer e a alegria de participar da entrega dessa escola que vai garantir uma educação de qualidade para os alunos. Essa escola é tão bonita que eu pedi o projeto para que possa fazer as escolas do Estado do mesmo jeito. Vamos fazer novas escolas e serão nesse padrão aqui”, destacou Brandão.
Já o prefeito Benjamim de Oliveira fez questão de agradecer pela presença da gestão estadual na solenidade e pela parceria que vem sendo realizada para o desenvolvimento dos municípios e ampliação das políticas públicas em todo o estado.
“Essa obra foi feita com recurso próprio, mas eu gosto de frisar que só está sendo possível porque o Governo do Estado está muito presente, com obras como a Ponte da Nativa, a 13 de Maio, asfalto e várias outras. Isso dá um equilíbrio financeiro e assim conseguimos aplicar recursos em outras obras. Temos mais quatro obras que faremos na educação, duas creches e duas escolas, com recurso próprio. Estamos tendo essa folga porque o governo está muito presente”, observou.
Também acompanhou a solenidade, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão. Ele ressaltou o compromisso da gestão estadual em auxiliar os municípios nas mais diversas áreas.
“Estamos trabalhando por todas as áreas, trabalhando forte na infraestrutura, na saúde, mas também estamos muito focados naquilo que mais importa, não esquecemos da educação. Então a prefeitura está de parabéns por essa escola, essa é uma grande obra”, comentou.
Imperatriz
Na cidade de Imperatriz, o governador Carlos Brandão fez a entrega de três veículos como parte do programa Coopera Maranhão, criado com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta entre o Estado e os municípios nas áreas de assistência social e educação, por meio da doação de veículos a cada ente municipal beneficiário.
As secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, e a Câmara Municipal de Imperatriz receberam um veículo cada para uso nas atividades de atendimento à população.
Também foram inauguradas duas praças: uma no bairro Planalto e outra no Parque das Palmeiras, integrando as ações de requalificação urbana voltadas à promoção de lazer, esporte e convivência social nos municípios.
“São praças lindas construídas a partir de parceria com o Governo do Estado e estamos homenageando, aqui no bairro Planalto, a dona Carmem que foi funcionária pública municipal, que contribuiu com a educação. É uma forma de homenagear o nosso povo que ajudou a construir o bairro e que deixa uma história positiva para Imperatriz”, destacou o prefeito Rildo Amaral durante as entregas.
A Praça Dona Carmem Portugal, no bairro Planalto, conta com uma quadra de areia, possibilitando práticas como vôlei, futevôlei e outras atividades. Toda a área de mais de 1.250 metros quadrados recebeu urbanização completa, com alambrado de proteção, bancos para descanso e socialização, além de um sistema de iluminação em LED, que permite o uso do espaço também no período noturno com mais segurança e conforto.
O projeto incluiu, ainda, uma pista de caminhada e academia ao ar livre, além de um espaço para as crianças brincarem, incentivando hábitos saudáveis, prática regular de exercícios e a convivência diária da comunidade em um ambiente bem estruturado e acessível.
Já a estrutura da Praça Jornalista William Marinho, no Parque das Palmeiras, inclui uma quadra poliesportiva e uma quadra de areia com espaço para dois campos, possibilitando práticas como vôlei, futevôlei e outras atividades esportivas.
Toda a área de mais de 4.000 metros quadrados recebeu urbanização completa, com alambrado de proteção, bancos para descanso e socialização, além de um sistema de iluminação em LED, que permite o uso do espaço também no período noturno com mais segurança e conforto.
O projeto inclui ainda uma pista de caminhada, incentivando hábitos saudáveis, prática regular de exercícios e a convivência diária da comunidade em um ambiente bem estruturado e acessível.
Dona Cláudia Regina Marinho, viúva do homenageado, afirmou que o espaço está muito bonito e que fará questão de frequentar a praça.
“A palavra que eu tenho para dizer é gratidão. Gratidão a Deus e às lideranças constituídas. Nós moramos há nove anos nesse bairro e era um sonho dele, porque ele gostava muito do esporte, de um lugar para lazer. Essa praça aqui é maravilhosa e com certeza vou frequentar”, relatou.
A revitalização do espaço público representa mais qualidade de vida e saúde para a população.
Infraestrutura... Obra de pavimentação de nova rodovia em Rebouças chega a 51% de execução
Geral Cabos colocados em rios no Norte levam internet a 6 milhões de pessoas
Sergipe Quadrilhas juninas destacam a sergipanidade em suas narrativas na terceira noite do Arranca Unha
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
REGULAÇÃO DE S... Afeto e manejo inovador garantem a sobrevivência de ave rara no Mangal das Garças
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
Piauí OPA 2026-2027 encerra votação com recorde de 245 mil votos e 139 propostas eleitas em cinco cidades do Piauí
ESPORTE E LAZER Iniciativas do governo do Pará fazem do Mangueirão uma referência nacional em inovação e inclusão Mín. 11° Máx. 30°