
Nesta sexta-feira (6), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, promoveu uma programação especial voltada a usuárias, acompanhantes e colaboradoras da unidade. A iniciativa, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, teve como objetivo proporcionar momentos de acolhimento, valorização e bem-estar para todas as mulheres que fazem parte da jornada de cuidado de crianças e adolescentes em tratamento oncológico.
Logo nas primeiras horas do dia, as acompanhantes dos pacientes foram surpreendidas com a entrega de rosas, gesto simbólico que emocionou a dona de casa Ana Tessia Rodrigues, de 28 anos. Natural de Eldorado dos Carajás, no sudeste paraense, ela acompanha a filha Ana Liz, de 2 anos, em tratamento contra a Leucemia Mieloide Aguda (LMA). A homenagem trouxe um momento de leveza em meio à rotina hospitalar. “Para ser bem sincera, hoje eu não estava em um dia muito bom, estava me sentindo cansada, mas receber essa flor me deixou muito feliz. São gestos simples que fazem a diferença e nos lembram o quanto nós, mulheres, somos importantes", afirmou.
A dona de casa Dafne Lima, 22 anos, é moradora de Bonito, no nordeste paraense. Em Belém, ela acompanha a filha Cecília, de um ano, internada no Hoiol. Para a jovem, o atendimento humanizado e a atenção da equipe ajudam a enfrentar o momento de incerteza durante a investigação do diagnóstico da criança. “O hospital é bem organizado, (os colaboradores) são todos gentis, bem educados, atendem a gente muito bem. E essas ações alegres e homenagens vêm pra nos dar força para continuar confiando em Deus e acreditar que tudo vai dar certo. É um alívio", disse.
Autocuidado- A programação seguiu com a palestra “Saúde Mental e Cuidado Feminino”, conduzida pela psicóloga Júlia Maciel, que abordou a importância do autocuidado, da escuta e de discutir a saúde mental das mulheres que vivenciam a rotina hospitalar, seja como profissionais de saúde ou acompanhantes de pacientes. Segundo ela, muitas mulheres acabam assumindo múltiplas responsabilidades de cuidado e, diante das exigências sociais, frequentemente colocam as próprias necessidades em segundo plano. “Quando a mulher se dedica intensamente ao cuidado do outro, o autocuidado pode ser negligenciado. A sociedade muitas vezes espera que ela esteja sempre pronta para cuidar, mas é preciso refletir: quem cuida dessa mulher?”, questionou.
A psicóloga também alertou para sinais que indicam a necessidade de atenção à saúde mental, como dificuldade em realizar atividades cotidianas, estresse persistente, ansiedade e depressão. Para ela, além do cuidado individual, é fundamental pensar em soluções coletivas. “Saúde feminina também envolve políticas públicas e a criação de espaços onde as mulheres possam expressar suas emoções, falar abertamente e buscar apoio. É preciso promover condições e ambientes que considerem o contexto social e garantam acesso digno ao cuidado”, ressaltou.
Autoestima- O clima de celebração também contou com a apresentação musical do saxofonista Harley Bichara de Souza, que emocionou as homenageadas com um repertório dedicado às mulheres. Outro destaque da programação foi o workshop de automaquiagem, conduzido pela assistente administrativa do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), Charlene Santos. Maquiadora, ela ensinou etapas e técnicas simples para valorizar a beleza das participantes.
“Abordei o preparo da pele, a importância da hidratação diária e a escolha de produtos que auxiliem na durabilidade da maquiagem, sem esquecer do foco em soluções simples e acessíveis para o dia a dia. A maquiagem não se restringe à correção ou à tentativa de disfarçar sinais do tempo, mas pode ser uma ferramenta que empodera e encoraja a mulher a se sentir mais confiante", afirmou.
Valorização- O “Canto da Experiência”, espaço dedicado à exposição de mensagens de carinho de usuários e acompanhantes aos colaboradores do Hoiol, recebeu uma cerimônia especial de reconhecimento às profissionais mais elogiadas no último mês. A auxiliar administrativa da recepção da unidade, Paula Silva, esteve entre as homenageadas, e recebeu destaque pelo cuidado e atenção dedicados aos pacientes.
Paula conta que o gesto representa a confirmação de que o cuidado, a dedicação e o carinho presentes em cada atendimento realmente fazem a diferença na vida dos pacientes e de suas famílias. Para ela, trabalhar no Hoiol significa exercer diariamente um compromisso com a dedicação, respeito e empatia, buscando oferecer acolhimento e tranquilidade, especialmente às mães que acompanham os filhos em tratamento. “Acredito que a capacidade de se colocar no lugar do outro é fundamental para quem trabalha com cuidado”, ressaltou.
Entre os momentos mais marcantes de sua trajetória profissional na instituição, ela relembra o primeiro plantão no hospital, quando ainda estava em treinamento na recepção da Unidade de Atendimento Imediato (UAI). “Um menino de aproximadamente quatro ou cinco anos, com acesso no braço, aproximou-se de mim. Ele perguntou se poderia falar algo em meu ouvido. Ao me abaixar para ouvi-lo, ele gentilmente me deu um beijo no rosto e saiu correndo. Aquele gesto simples, mas genuíno, me tocou profundamente e permanece vivo em minha memória", recordou.
Serviço- Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hoiol é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 a 19 anos. A unidade é gerenciada pelo Instituto Diretrizes (ID), sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom/Hoiol
São Paulo Com ‘superbombas’, maior estação de tratamento de esgoto da América Latina, na Grande SP, avança para ficar ainda maior
São Paulo Receitas autorais levam jovens da Fundação CASA de Mongaguá ao primeiro lugar em competição gastronômica de pizzas
REGULAÇÃO DE S... Afeto e manejo inovador garantem a sobrevivência de ave rara no Mangal das Garças
São Paulo Recapeamento do Sistema Anhanguera-Bandeirantes chega a fase final
Piauí OPA 2026-2027 encerra votação com recorde de 245 mil votos e 139 propostas eleitas em cinco cidades do Piauí
ESPORTE E LAZER Iniciativas do governo do Pará fazem do Mangueirão uma referência nacional em inovação e inclusão
São Paulo Ex-moradora de rua da capital refaz sua vida em Casa Terapêutica do Governo de SP
Piauí OPA 2026-2027: Orçamento Participativo Digital encerra votação com recorde de 245 mil votos e 139 propostas eleitas em cinco cidades do Piauí
Sergipe Diego e Victor Hugo e Vitor Fernandes animam a última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 Mín. 11° Máx. 30°