
O governador Tarcísio de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (12), a doação de um terreno que vai abrigar o primeiro hospital oncológico da região de Itu. A oficialização ocorreu durante a cerimônia de entrega de ambulâncias para reforçar o transporte de pacientes na rede pública na região.
A unidade, que será construída em parceria entre a Fundação Amaral Carvalho e a Prefeitura de Itu, contará com 330 leitos oncológicos, mais de 2 mil profissionais, serviços de radiologia e quimioterapia, além de 30 centros cirúrgicos para procedimentos de alta complexidade, incluindo neurocirurgia e cirurgias de cabeça e de pescoço, e vai atender aos pacientes de 48 municípios da região.
“A gente vai ter um centro de assistência de alta complexidade de oncologia. O primeiro hospital oncológico da região, que não vai servir somente para Itu, mas a vários municípios de Sorocaba. Essa unidade vai trazer a excelência que já temos na unidade de Jaú e vai ajudar a amenizar o sofrimento de muitas famílias. Agora é começar a obra, porque o terreno já está doado”, disse o governador.
MAIS AMBULÂNCIAS
O Governo de São Paulo entregou nesta quinta-feira (12), em Itu, os primeiros 200 novos veículos para a rede pública de saúde em cidades paulistas. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) contemplará os 645 municípios do estado para ampliação do acesso a atendimentos e fortalecimento da estrutura de transporte sanitário para a população.
A primeira frota será composta por 80 ambulâncias e 120 vans destinadas ao deslocamento de pacientes para consultas, exames e tratamentos. O investimento nesta etapa é de R$ 53 milhões. A entrega dos demais veículos aos municípios está prevista para ocorrer ainda neste semestre.
Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, prefeitos e representantes das cidades contempladas, além de outras autoridades.
“Todos os municípios passarão a contar com veículos novos, garantindo mais segurança e agilidade no transporte sanitário de pacientes. É um passo importante para aproximar os serviços de saúde da população e facilitar o acesso aos serviços de saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Veículos com tecnologia e estrutura para transporte seguro
As ambulâncias e vans entregues pelo Governo de São Paulo contam com estrutura moderna para garantir mais segurança, conforto e eficiência no transporte de pacientes. Os veículos são zero quilômetro, com motorização a diesel, sistemas de freios ABS e direção assistida, além de climatização completa tanto na cabine quanto no compartimento de passageiros.
As ambulâncias foram adaptadas para remoção eletiva de pacientes e possuem compartimento assistido com maca retrátil, sistema de oxigênio, iluminação em LED, mobiliário para apoio ao atendimento e sinalização visual e sonora de alta intensidade.
Piauí OPA 2026-2027: Orçamento Participativo Digital encerra votação com recorde de 245 mil votos e 139 propostas eleitas em cinco cidades do Piauí
Sergipe Diego e Victor Hugo e Vitor Fernandes animam a última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026
São Paulo Operação da Polícia de SP prende líder de ‘arrastadores’ que extorquiam passageiros no Aeroporto de Guarulhos
São Paulo Dia Nacional do Diabetes: com aumento de 97% nos atendimentos, SP reforça importância do diagnóstico precoce da doença
Mato Grosso do Sul MS avança na modernização das rodovias estaduais para qualificar infraestrutura e favorecer o cidadão
São Paulo Veja como vai funcionar a operação do primeiro trecho da Linha 6-Laranja
Mato Grosso do Sul Em dia de jogo do Brasil, agências do Detran de MS terão horário especial e mudanças nos exames
São Paulo Previsão do tempo para sexta-feira (26), em SP: frio predomina
São Paulo Caravana 3D: Governo de SP investe mais de R$ 13 bi na Grande SP, com foco em saneamento e infraestrutura Mín. 11° Máx. 30°