
O Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória participa, neste sábado, 21, e domingo, 22, de uma mobilização intensiva voltada à saúde da mulher. A ação integra o Mutirão da Saúde das Mulheres 2026, iniciativa nacional vinculada ao programa Agora Tem Especialistas (ATE), do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Durante o final de semana, a unidade hospitalar deve realizar cerca de 86 procedimentos, incluindo exames de ultrassonografia e tomografia computadorizada, voltados a pacientes que já estavam previamente reguladas.
A superintendente do Hospital Regional de Glória, Everlyn Karla, destacou a importância da mobilização para ampliar o acesso aos serviços especializados na região. “O hospital está ofertando exames de diagnósticos por imagem voltados à saúde da mulher, como tomografias e ultrassonografias. Essa ação tem como foco reduzir as filas de espera do SUS e representa um passo muito importante para a nossa região”, afirmou.
Entre os exames ofertados estão ultrassonografia mamária, transvaginal, de abdômen total, além de tomografias voltadas ao diagnóstico de diferentes condições de saúde.
Cuidado integral
Além dos exames, o mutirão também promoveu ações voltadas ao bem-estar emocional das pacientes. O Núcleo de Psicologia e Humanização do hospital realizou uma palestra sobre saúde mental, abordando a importância do cuidado com o equilíbrio emocional e a autoestima.
A psicóloga Mariana Veloso explicou que a iniciativa buscou aproveitar o momento de atendimento para ampliar a discussão sobre o cuidado integral com a saúde das mulheres. “Aproveitamos essa oportunidade, já que as mulheres vieram cuidar da saúde física, para falar também sobre saúde mental. Abordamos a importância do autocuidado, de evitar a sobrecarga, de saber se expressar e colocar limites. O público foi bastante receptivo e muitas relataram que se sentiram acolhidas com essa iniciativa”, destacou.
População aprova
As pacientes atendidas também ressaltaram a importância da iniciativa, principalmente para quem vive em municípios do interior e enfrenta dificuldades de deslocamento para realizar exames especializados.
A aposentada Josefina Bispo Nunes, de 67 anos, moradora de Nossa Senhora da Glória, realizou um exame de ultrassonografia da tireoide durante o mutirão e comemorou a oportunidade de fazer o procedimento no próprio município. “Eu estava com esse exame marcado para fazer em Aracaju, mas ligaram perguntando se eu queria fazer aqui. Eu disse que era uma bênção. A viagem para Aracaju é muito cansativa. Aqui está maravilhoso, todo mundo muito atencioso. Nunca fui tratada desse jeito”, relatou.
Quem também aprovou o atendimento foi a aposentada Genalva Vieira dos Santos, de 66 anos, residente no município de Poço Redondo. Ela realizou uma tomografia de crânio. “Estava aguardando esse exame e surgiu essa oportunidade de vir para cá. Está sendo muito bom, todo mundo acolhendo a gente muito bem. Estou gostando do ambiente e do tratamento”, afirmou.
A mobilização é voltada exclusivamente para mulheres, incluindo grupos em situação de maior vulnerabilidade, como mulheres indígenas, da população de rua, do campo e da comunidade LGBTIAPN+. A iniciativa reforça o compromisso do SUS em garantir acesso ampliado aos serviços especializados e promover o cuidado integral com a saúde feminina em todas as regiões do estado.






Lauro de Freitas Prefeitura de Lauro de Freitas antecipa salário de junho dos servidores
Receita Estadual Operação Panis II combate sonegação de ICMS no setor de alimentos congelados
São Paulo Governo de SP coloca Defesa Civil à disposição para ajuda humanitária na Venezuela
CONSCIENTIZAÇÃ... Hemopa promove conscientização sobre Doença Falciforme com histórias de cuidado
São Paulo Conheça DOM, o cachorro-robô que ‘fareja’ perigos e amplia segurança em obras de saneamento em SP
Legislativo - MS ALEMS vota nesta quinta-feira LDO que projeta orçamento de R$ 27,99 bilhões para 2027 Mín. 11° Máx. 14°