
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), realiza nesta sexta-feira (27/3), às 15h, a Caminhada Viva Mulher 2026, um ato institucional que une mobilização social, cultura e conscientização pelo enfrentamento à violência de gênero. A ação, que traz o tema “Paz para Todas Nós”, busca sensibilizar a população, celebrar as conquistas históricas das mulheres e fortalecer o combate à violência contra a mulher.
A concentração será nos arredores do Complexo de Saúde de Itinga, no bairro de Itinga, com destino ao Largo do Caranguejo, percorrendo aproximadamente 1,5 km pela principal via do bairro. Durante o trajeto, haverá intervenções no trânsito, com possíveis bloqueios temporários, sob coordenação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB). Agentes e orientadores de trânsito estarão atuando para garantir a segurança dos participantes e a fluidez viária na região.
Inicialmente pensada como o encerramento festivo da campanha Março Mulher, que explorou o tema “Viva Mulher 2026 – Março de Todas Nós”, a caminhada ganha um significado ainda mais forte este ano, incorporando o pedido coletivo por paz, especialmente diante do episódio recente de violência que impactou toda a cidade. Como símbolo desse apelo, serão distribuídas bolas brancas ao longo do percurso.
A programação inclui ainda um trio elétrico com artista local, valorizando a cultura municipal, além de apresentações de grupos de percussão feminina, dança, coletivos culturais, movimentos sociais e representantes de diferentes segmentos da sociedade, como mulheres negras, lideranças religiosas de matriz africana, grupo LGBTQIAPN+ e idosos.
Mais do que um evento, a Caminhada Viva Mulher 2026 é um espaço de escuta, resistência e afirmação de direitos, convidando toda a população a se unir em um só propósito: construir uma cidade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres.
A atuação conjunta da gestão com a transversalidade entre diversas secretarias municipais, fortalece a eficiência das ações, assegurando a oferta de infraestrutura adequada, a promoção da segurança e o acolhimento qualificado a todos os participantes, em consonância com os princípios de uma gestão pública integrada e orientada ao bem-estar coletivo.
Sergipe Amor pelos festejos juninos reforça orgulho de ser sergipano na Vila do Forró
Bahia Em clima de Copa e São João, Pelourinho encerra festa com Alceu Valença e cerca de 50 atrações
Sanepar Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 do Senge-PR
Parauapebas - PA Parauapebas vibra com vitória do Brasil em noite de Festa na Praça dos Esportes Radicais
Acre Há 35 anos como ambulante, Fábio Luiz de Oliveira mantém tradição no Arraial Cultural
Legislativo - MS Proposta utilidade pública à associação que oferece suporte aos profissionais de enfermagem
Piauí Busão da Castração chega à zona sudeste de Teresina e inicia nova etapa de atendimentos do Pacto pelos Animais
Rondônia Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais
ALEMA Alema realiza minuto de silêncio em memória de Rosa Maria e Wiryland de Oliveira Mín. 11° Máx. 14°