
Um homem foi preso na terça-feira (24), após descumprir uma medida protetiva e invadir o condomínio onde mora a ex-companheira, na Avenida Santista, em Santos, no litoral de São Paulo. A vítima acionou o botão de emergência do aplicativo SP Mulher Segura assim que percebeu a presença do agressor no local.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito conseguiu acessar o prédio utilizando uma TAG de entrada que ainda possuía. Ele teria feito contato com a vítima por meio do interfone, alegando que queria ver a filha. A mulher, que já possui medida protetiva contra o ex-companheiro, relatou que ele frequentemente comparecia ao local sob efeito de álcool para perturbá-la.
Equipes do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (6º BPM/I) foram acionadas via Copom e se deslocaram até o endereço com apoio de outras viaturas. Ao chegarem, os policiais localizaram o homem sentado nas escadas do bloco, próximo ao apartamento da vítima. Ele foi imediatamente abordado, retirado do local e conduzido à viatura.
A vítima também foi encaminhada à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos, onde a autoridade policial registrou a ocorrência. O suspeito permaneceu à disposição da Justiça pelo crime de descumprimento de medida protetiva. A mulher manifestou interesse em reforçar as medidas de proteção contra o agressor.
O SP Mulher Segura é uma ferramenta criada pelo Governo de São Paulo para auxiliar mulheres em situação de risco, especialmente aquelas que possuem medida protetiva. Um dos principais recursos é o botão de pânico, que permite acionar rapidamente a Polícia Militar, com envio da localização em tempo real.
Além disso, o aplicativo possibilita o registro de ocorrências sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia e reúne informações sobre serviços de apoio, como Delegacias da Mulher e canais especializados de atendimento.
A tecnologia tem se mostrado uma aliada importante na proteção de vítimas, contribuindo para respostas mais rápidas das forças de segurança e maior efetividade no cumprimento de medidas protetivas.
SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres e fortalecer a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira. Entre as soluções estão o aplicativo SP Mulher Segura, que conecta a mulher diretamente à polícia em casos de risco, além da ampliação de serviços especializados em todo o estado.
Sergipe Amor pelos festejos juninos reforça orgulho de ser sergipano na Vila do Forró
Bahia Em clima de Copa e São João, Pelourinho encerra festa com Alceu Valença e cerca de 50 atrações
Sanepar Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 do Senge-PR
Parauapebas - PA Parauapebas vibra com vitória do Brasil em noite de Festa na Praça dos Esportes Radicais
Acre Há 35 anos como ambulante, Fábio Luiz de Oliveira mantém tradição no Arraial Cultural
Legislativo - MS Proposta utilidade pública à associação que oferece suporte aos profissionais de enfermagem
Piauí Busão da Castração chega à zona sudeste de Teresina e inicia nova etapa de atendimentos do Pacto pelos Animais
Rondônia Rondônia é destaque nacional com experiência exitosa na implantação da Linha de Cuidado das Hepatites Virais
ALEMA Alema realiza minuto de silêncio em memória de Rosa Maria e Wiryland de Oliveira Mín. 11° Máx. 14°