
Dando continuidade às ações do Março Mulher foi realizado, neste sábado (28/3), pela Prefeitura de Lauro de Freitas, o Workshop de Defesa Pessoal Feminina, com intuito de ampliar a confiança, a segurança, e a autonomia das mulheres. A atividade foi realizada na Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga.
O evento que foi realizado por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), e da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), e teve uma boa adesão, focou em movimentos estratégicos que utilizam a força da mulher a seu favor, além de trabalhar a percepção de risco no cotidiano, além disso, a atividade proporcionou um ambiente de acolhimento e união entre as participantes.
Acompanhando de perto as atividades, a prefeita Débora Regis destacou a importância da ação e do compromisso da gestão com o tema. "Neste período da nossa gestão, precisamos amparar nossas mulheres, e isso inclusive faz parte do nosso plano de governo. Precisamos, de fato, promover uma reflexão sobre a rede de proteção, não somente para aquelas que sofrem com a violência doméstica, mas também para os nossos jovens e nossas meninas, para que, se estiverem em determinados lugares e alguém tentar abordá-las, elas saibam como se proteger", disse a gestora que também aprendeu na prática as instruções de segurança.
Participando da atividade, a autônoma Elianai Reis, de 57 anos, parabenizou a realização da atividade. "Como mãe atípica e solo, participar desta iniciativa tem sido uma experiência transformadora. Estou muito feliz com esse foco na gestão, no ensino e, principalmente, no empoderamento feminino. Parabéns à gestão por esse olhar necessário. Espero que, nas próximas edições, estejamos em um espaço ainda mais lotado, unidas e cada vez mais fortes", finalizou.
A instrução ficou a cargo da sensei Bruna Gabriel, do instituto ZMT, que salientou a importância das mulheres saberem se defender. "É fundamental que nós, mulheres, saibamos nos defender de todas as formas de violência. Estar preparada física e mentalmente para as situações do dia a dia faz toda a diferença. O treinamento, seja de Jiu-Jitsu ou defesa pessoal, nos prepara para qualquer imprevisto que coloque nossa integridade em risco. Treinar te dá a capacidade de agir para preservar sua própria vida e, também, proteger aqueles que estão à sua volta", disse.
Também estiveram no evento, o vice-prefeito e secretário da SECULJE, Mateus Reis; a secretária da SEMPADHIR, Silvana Santana; além dos gestores da Educação (SEMED), Tamires Andrade; e da Administração (SECAD), Tássio Azevedo.












Acre Valorização dos servidores fortalece a educação pública no Acre
Planejamento Mercado de trabalho no RS registra queda na desocupação e aumento na renda no primeiro trimestre de 2026
Fazenda Rio Grande do Sul mantém nota máxima e sobe para sétima posição em ranking nacional da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
Rondônia Formação para professores de escolas em tempo integral acontece em Porto Velho
Legislativo - MT Assembleia Legislativa homenageia defensores da causa animal
São Paulo Empreendedor Artesão leva atendimento gratuito e integrado aos artesãos em Itatiba
DESENVOLVIMENT... Seminário de Desenvolvimento Econômico reúne contribuições para Guia do Investidor de Nova Timboteua
ALEMA Deputada Daniella anuncia mutirão de cirurgias de joelho na Região Leste
DESENVOLVIMENT... Seminário de Desenvolvimento Econômico reúne contribuições para construção do Guia do Investidor de Nova Timboteua Mín. 12° Máx. 16°