
Por Fabio Rueda*
No próximo dia 31 de março, a Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac) inaugura novas instalações, como parte das estratégias de melhorias estruturais e de atuação, cujos resultados positivos a consolidam como órgão estratégico e essencial para o Estado, avançando na missão de viabilizar apoios e recursos para atender às necessidades atuais e futuras da população acreana.
A Repac tem por objetivo defender os interesses do Acre na capital do Brasil. Isso inclui o acompanhamento dos pleitos do governo junto aos órgãos federais como projetos, acordos de cooperação, convênios e contratos de repasse, bem como a prospecção e a articulação de apoios e recursos diversos, a exemplo de emendas parlamentares, para investimentos no estado.
Assumi a Repac em 22 de maio de 2024 com o objetivo de contribuir para que, mais do que cumprir, a Representação do Governo em Brasília pudesse avançar na sua missão. E os resultados alcançados no período apontam neste sentido.
De 22 de maio de 2024 até 9 de março de 2026, por exemplo, a Repac contribuiu para a liberação de mais de R$ 360,8 milhões para o Acre, para investimento em serviços e obras estruturantes nas mais diversas áreas de atuação do governo, desde saúde, educação, segurança e transporte à habitação, saneamento básico, assistência social, esporte e cultura.
Entre os exemplos estão a nova Maternidade de Rio Branco; a construção, reforma e ampliação de várias unidades de saúde; o abastecimento de água em municípios do interior; a pavimentação e melhoria de estradas e ramais; a construção de casas populares; e serviços de infraestrutura urbana diversos.
Somam-se a esses resultados recursos para a aquisição de máquinas e equipamentos para suprir áreas como saúde, agricultura e segurança, a revitalização de espaços históricos e culturais como o Teatro Plácido de Castro e a Biblioteca da Floresta, entre outros; bem como demais articulações, que incluem a luta por soluções efetivas para as BRs 364 e 317.
Acrescentam-se, ainda, esforços visando socorrer o Estado em momentos de crise, como junto à Defesa Civil Nacional, em reforço à luta do governo na busca de recursos para o enfrentamento aos impactos de eventos climáticos, a exemplo da enchente e da seca históricas enfrentadas pela população do Acre, além de recursos para a realização de estudos sobre meios de enfretamento ao problema.
É preciso ressaltar que todas as iniciativas seguem a orientação do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, visando ao desenvolvimento econômico e social do estado com foco no cuidado com as pessoas. Todas elas foram realizadas em apoio e parceria com todas as secretarias de Estado e demais estruturas governamentais envolvidas.
Para esses avanços, ampliamos a interação com os órgãos do governo estadual e a interlocução entre eles e os ministérios e demais áreas de interesse. Reforçamos o diálogo com a bancada federal, visando especialmente recursos para o Acre via emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU). E estendemos o apoio aos municípios, seguindo a orientação do governo de buscar benefícios para a população de todo o estado.
Começamos arrumando a casa. Ajustamos estruturas, otimizamos o trabalho da equipe e criamos a Divisão de Relações Federativas Regional da Repac no Acre, fortalecendo a conexão local. Também mudamos para um espaço mais adequado às atividades da Representação, que inclui articulações com autoridades federais e internacionais e o atendimento aos gestores públicos estaduais que, agora, contam com uma sala específica para desenvolverem as atividades necessárias em Brasília.
As melhorias abrangem ainda equipamentos tecnológicos, mobiliário e demais estruturas da ambientação, contribuindo para modernizar e melhorar as atividades administrativas e institucionais do órgão. Com a ambientação, a Repac também reafirma a sua identidade e a presença do Acre em Brasília ao estampar, em suas paredes, a bela história do estado e exemplos da economia, do artesanato, da culinária e das belezas acreanas.
Contamos ainda com um painel de governadores acreanos e fazemos uma homenagem especial para três deles que já faleceram, mas deixaram um legado de importantes serviços prestados ao estado: Orleir Cameli, Edmundo Pinto e Flaviano Melo, que dão nome a ambientes específicos da Representação.
Agora, ao entrarem na Repac em Brasília, os acreanos podem se sentir em casa, pois têm à disposição um espaço de referência com a “cara” e a essência do Acre na capital do país.
Na sua ambientação, a Repac destaca o que tanto orgulha o povo acreano: o Acre é o estado que lutou para ser brasileiro e hoje é estratégico para o Brasil, especialmente pela proximidade com os portos do Oceano Pacífico e a sua ampla biodiversidade, além de seguir firme com o processo de desenvolvimento econômico e social do estado e, para isso, venceu e continua vencendo desafios.
As principais estratégias para superar distâncias e a dependência econômica incluem exatamente a Repac, cujo embrião nasceu com a Lei nº 135, de 29 de novembro de 1967, que criou a então Assessoria Parlamentar do Acre (APA) na capital federal, a qual evoluiu, ganhou status de secretaria e firmou-se como órgão fundamental para o Estado.
Meu objetivo, em todas as reuniões nos ministérios, no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional, entre outros, foi mais do que provar que o Acre existe — porque isso ele já mostrou desde a vitoriosa Revolução Acreana e a anexação do seu território ao Brasil. Foi fazer com que o estado seja efetivamente visto e ouvido, foi reivindicar, propor e cobrar melhorias para a população. E, pelos resultados alcançados, estou certo de que a missão está cumprida.
É preciso destacar que esses resultados são frutos do trabalho conjunto com os gestores governamentais do Acre, a bancada parlamentar no Congresso Nacional, demais parcerias no plano federal e, principalmente, da nossa valorosa equipe, a quem faço questão de agradecer pela dedicação e empenho eficaz.
Juntos, provamos que, com união, trabalho e determinação conseguimos alcançar um bem maior, que é contribuir de forma concreta para cuidar do nosso Acre e dos acreanos, objetivo central do governo do Estado.
* Fabio Rueda é secretário de Estado da Representação do Governo do Acre em Brasília – (Repac)
The post Repac avança e se consolida como órgão essencial para o Estado appeared first on Noticias do Acre .
Piauí Iaspi lança aplicativo que reúne serviços digitais e aproxima atendimento dos usuários nesta sexta (26)
Piauí Secretaria das Mulheres lança Política Estadual de Cuidados e apresenta painel de ações para o Piauí
Alagoas Estudante da rede estadual faz história ao se tornar a primeira alagoana com dois ouros consecutivos na OBMEP
São Paulo Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda atingem 1 bilhão de passageiros transportados nos últimos quatro anos
Geral Nova série da TV Brasil, Afiadas aborda com humor desafios femininos
São Paulo Governo de SP ultrapassa 6,3 mil títulos rurais com nova entrega para produtores do oeste paulista
Alagoas Consórcio Nordeste: Fórum recebe investidores em Londres e apresenta oportunidades de financiamento em indústria de baixo carbono
São Paulo Rodovia de Ribeirão Preto ganha passagem aérea para travessia segura de animais silvestres
São Paulo Polícia Civil de SP resgata 141 animais em condições de maus-tratos em residência na zona leste da capital Mín. 12° Máx. 16°