
O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, neste domingo (29/3), da cerimônia de transferência temporária da capital do estado para Ipatinga, no Vale do Aço. O momento ocorreu no Parque Ipanema, dentro do tradicional evento Pescando no Parque, e foi marcado por anúncios sobre mobilidade urbana para região.
A cidade será a capital de Minas Gerais até a próxima terça-feira (31/3). Ipatinga é a segunda a receber a transferência temporária, ação que integra o projeto itinerante Governo Presente, que teve início em Uberlândia e comtemplará 20 cidades até junho.
| ||||
"É uma oportunidade de dizer o que Ipatinga e o Vale do Aço significam para o restante do estado. A presença do aparato completo da administração estadual aqui nesses dias, com os despachos sendo feitos daqui e os secretários atuando no território, além da oferta da Praça de Serviços ao longo da semana, mostra o valor que o Estado dá para a região", afirmou o governador. | ||||
| ||||
O Governo Presente tem como objetivo reconhecer e valorizar as diferentes regiões mineiras, além de permitir ao governador conhecer de perto as demandas da população local, incluindo municípios do entorno da capital provisória.
“O nosso coração do Aço está aqui, no centro do processamento metálico, em Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e em cada uma das cidades que compõem o Vale do Aço. Estar presente reforça o nosso compromisso de atender as pessoas, ver os problemas de perto e agir diante das situações”, completou.
Nova rodoviária e plano de mobilidade no Vale do Aço
Durante a transferência da capital, o Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) , assinou uma declaração conjunta com a Prefeitura de Ipatinga para a modelagem da nova rodoviária do município, dentro do programa Cidade Parceira.
| ||||
"Tenho a alegria de anunciar, junto ao prefeito, a assinatura do contrato de modelagem da nova rodoviária. Também estamos liberando R$ 5 milhões para a contratação do projeto do Contorno de Timóteo e mais R$ 4 milhões para a realização do plano de mobilidade metropolitana", anunciou Simões. | ||||
| ||||
O contrato prevê a estruturação e modelagem da concessão de três terminais de integração: Cidade Nobre, Bethânia e Centro. A proposta inclui a implantação dessas estruturas para reorganizar o transporte coletivo, melhorar a integração entre linhas, qualificar a operação e ampliar a acessibilidade.
Os estudos vão subsidiar a futura concessão para implantação, operação e manutenção dos terminais. A expectativa é aumentar a eficiência do sistema, reorganizar as linhas e fortalecer a mobilidade urbana.
Ipatinga já possui alta demanda no transporte público, com média mensal de mais de 680 mil passageiros. O projeto busca reduzir o tempo de deslocamento, ampliar o acesso, melhorar a organização das linhas, reduzir a superlotação e possibilitar integração tarifária.
A iniciativa também deve gerar impactos positivos na economia local, com estímulo ao comércio, além de ampliar o acesso da população a serviços de saúde, educação e emprego. Entre os benefícios previstos estão ainda mais segurança nos terminais, redução do uso de transporte individual, diminuição de congestionamentos e queda na emissão de poluentes.
Contorno de Timóteo
O governador Mateus Simões também anunciou a liberação do recurso de R$ 5 milhões para a elaboração do projeto executivo do Contorno de Timóteo, obra viária considerada estratégica para a mobilidade e a logística no Vale do Aço.
O projeto prevê a construção de uma via de aproximadamente 20 quilômetros, ligando o entroncamento com a LMG-760, nas proximidades do distrito de Cava Grande, até a BR-381.
A obra inclui seis estruturas especiais, entre pontes e viadutos, que somam cerca de 1.010 metros de extensão, além de obras de contenção, seis interseções em nível e duas em desnível.
O empreendimento deve contribuir para a melhoria da circulação viária, facilitar o escoamento logístico e impulsionar o desenvolvimento econômico da região, além de favorecer o acesso ao Parque Estadual do Rio Doce.
Expansão do Colégio Tiradentes
Reconhecida pelo ensino de excelência, a expansão da rede Colégio Tiradentes também foi um dos investimentos anunciados pela atual gestão na região. “Também adianto o anúncio que a região ganhará dois novos Colégios Tiradentes: um em Coronel Fabriciano e outro em Caratinga”, afirmou o governador.
Atualmente, a rede do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais conta com 30 unidades distribuídas em diversas regiões do estado, atendendo cerca de 24 mil estudantes na educação básica, do ensino fundamental ao médio, tanto na Região Metropolitana de Belo Horizonte quanto no interior.
Desde 2021, os investimentos na rede somam mais de R$ 343 milhões, com previsão de alcançar cerca de R$ 453 milhões até 2026, incluindo ações de manutenção, infraestrutura, apoio pedagógico e melhorias nas unidades.
Piauí Iaspi lança aplicativo que reúne serviços digitais e aproxima atendimento dos usuários nesta sexta (26)
Piauí Secretaria das Mulheres lança Política Estadual de Cuidados e apresenta painel de ações para o Piauí
Alagoas Estudante da rede estadual faz história ao se tornar a primeira alagoana com dois ouros consecutivos na OBMEP
São Paulo Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda atingem 1 bilhão de passageiros transportados nos últimos quatro anos
Geral Nova série da TV Brasil, Afiadas aborda com humor desafios femininos
São Paulo Governo de SP ultrapassa 6,3 mil títulos rurais com nova entrega para produtores do oeste paulista
Alagoas Consórcio Nordeste: Fórum recebe investidores em Londres e apresenta oportunidades de financiamento em indústria de baixo carbono
São Paulo Rodovia de Ribeirão Preto ganha passagem aérea para travessia segura de animais silvestres
São Paulo Polícia Civil de SP resgata 141 animais em condições de maus-tratos em residência na zona leste da capital Mín. 12° Máx. 16°