
O Governo de Sergipe, por meio da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Spdec), em parceria com o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), promoverá, no dia 13 de abril, a partir das 8h, na sede do MPSE, localizada no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, no bairro Capucho, em Aracaju, o Seminário Integrado de Gestão de Riscos e Desastres, que tem como objetivo fortalecer a atuação integrada entre as instituições, ampliando a capacidade de planejamento, coordenação e resposta frente a eventos adversos em todo o território sergipano.
A ação, conduzida pela Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, será voltada para coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, gestores públicos e equipes técnicas das secretarias envolvidas, com o intuito de promover alinhamento técnico, padronização de procedimentos, organização institucional e maior eficiência nas atividades voltadas à redução de riscos e desastres.
De acordo com o Subsecretário Adjunto da Subsecretaria Estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Leonardo Vieira Prado, a parceria trará boas novidades. “Este é o primeiro seminário em proteção e defesa civil integrado entre as duas instituições e terá como destaque uma ferramenta inovadora que auxiliará no planejamento das ações de prevenção, mitigação, resposta e recuperação, além de estruturar as responsabilidades de cada setor envolvido”, explica.
O subsecretário estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Queiroz, destaca a relevância da iniciativa. “Nosso objetivo é tornar Sergipe cada vez mais preparado para enfrentar situações adversas, com capacidade de resposta eficiente e recuperação ágil, por meio da integração entre os órgãos e do planejamento estratégico e contribuir para a organização das atribuições institucionais e o fortalecimento da gestão integrada”, ressalta.
A programação inclui, ainda, a concessão da Medalha de Mérito da Defesa Civil de Sergipe, em reconhecimento às instituições e profissionais que se destacam nas atividades relacionadas e dentro do campo de proteção e defesa civil.
A realização do seminário reafirma o compromisso do Governo do Estado por meio da Defesa Civil Estadual e do MPSE com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à gestão de riscos e desastres, promovendo maior segurança e proteção à população sergipana.

Sergipe Véspera de São João reúne diferentes estilos musicais e anima público no Arraiá do Povo
Acre Feira de Economia Solidária movimenta abertura do Arraial Cultural 2026 na Gameleira com vendas de alimentos e artesanato
Atibaia - SP Condições climáticas adiam desfile cívico de aniversário de Atibaia; ato cívico e atrações de aniversário estão mantidos
Alagoas Digitais desvendam identidade de homem que utilizava documento adulterado
Mato Grosso do Sul MS mantém excelência na gestão fiscal pelo sexto ano consecutivo em ranking nacional do Tesouro
São Paulo Cerca de 120 jovens da Fundação CASA buscam capacitação por meio dos vestibulares da Etec e Fatec no segundo semestre Mín. 12° Máx. 16°