

Mudança ocorreu após gestão de Luana Nunes, marcada por ampliação de serviços, implantação de projetos e reconhecimento da saúde municipal no cenário nacional.
Texto: Josy Rodrigues Donato/Ascom Semus Gurupi
Fotos: Lino Vargas/Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi oficializou, nesta terça-feira, 01, por meio de decreto no Diário Oficial do município, a mudança no comando da Secretaria Municipal de Saúde. O enfermeiro Ricardo da Silva de Jesus assume a pasta, sucedendo a secretária Luana Nunes, que deixa o cargo após período à frente da gestão iniciada em agosto de 2023.
Com trajetória consolidada na rede municipal, Ricardo destacou o compromisso com a continuidade do trabalho e com o fortalecimento dos serviços ofertados à população. “É uma grande responsabilidade conduzir a saúde de uma das maiores cidades do estado. Recebo essa missão com gratidão e com o compromisso de dar continuidade a um trabalho que vem sendo construído de forma coletiva, com muito esforço e dedicação de toda a equipe”, afirmou.
Trajetória
Ricardo da Silva de Jesus é enfermeiro efetivo do município de Gurupi desde 2018, mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e atualmente doutorando na mesma instituição.
Filho de agricultora, construiu sua trajetória a partir do esforço familiar. Segundo Ricardo, foi com o trabalho da mãe, no cultivo de hortaliças, que garantiu sua permanência na universidade, experiência que teria marcado sua formação pessoal e profissional.
Na saúde pública, tem atuação voltada especialmente à área de saúde mental. Foi coordenador do CAPS I em Amarante do Maranhão e, em Gurupi, esteve à frente do CAPS AD III, além de atuar como Coordenador de Saúde Mental do município.
Também ocupou cargos na gestão, como Diretor da Atenção Especializada e era o Secretário Executivo de Saúde até então. É um profissional que conhece a realidade da nossa saúde, que já contribuiu com propostas importantes e que agora assume essa missão com o apoio de toda a equipe. Seguimos com um trabalho coletivo, que tem transformado a saúde de Gurupi”, pontuou.
Avanços na saúde municipal
A mudança ocorre em um cenário de avanços na rede municipal de saúde. Durante a gestão de Luana Nunes, o município ampliou serviços, fortaleceu a estrutura de atendimento e implementou novos projetos.
Entre as iniciativas, estão a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, implantação de projetos como o Saúde sem Barreiras, Acolhendo as Cores, Vem Ver Gurupi, Transformando Sorrisos e Rota do Cuidado. Durante sua gestão, Luana Nunes esteve à frente de importantes projetos e ações que fortaleceram a rede municipal de saúde, entre eles:
Além disso, a gestão também avançou em obras e projetos estruturantes, com construção e reforma de unidades de saúde, ampliando o acesso da população aos serviços.
Em 2025, a rede municipal ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos. Os resultados também se refletem em indicadores oficiais. Gurupi foi reconhecida como a melhor saúde do Tocantins e alcançou a 4ª posição na Região Norte nos pilares de Qualidade e Acesso à Saúde, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios . No cenário nacional, o município avançou 155 posições, passando a ocupar a 126ª colocação geral.
Encerramento de ciclo
Ao deixar a pasta, a médica Luana Nunes destacou os desafios da gestão e o trabalho coletivo desenvolvido na Secretaria. “A saúde é uma área desafiadora, mas extremamente gratificante. Saio com o sentimento de dever cumprido e gratidão por tudo que foi construído junto com a equipe”, afirmou.
Ela também desejou sucesso ao novo secretário. “Tenho confiança na condução do trabalho e na continuidade das ações que vêm sendo realizadas”, e completou agradecendo o trabalho da equipe e reforçando a confiança na continuidade da gestão. “Esse trabalho não é de uma pessoa, é de muitas mãos. Agradeço a cada servidor que esteve conosco enfrentando os desafios. Tenho plena confiança na competência do Ricardo para dar continuidade a esse trabalho com excelência”, completou.

Josi Nunes reconheceu o trabalho desenvolvido por Luana Nunes, destacando sua dedicação e comprometimento à frente da Secretaria. “Ela se entregou de verdade, com paixão, indo além do que era esperado. Isso faz toda a diferença no serviço público e nos resultados que estamos alcançando”, ressaltou.
Nova etapa
A mudança na Secretaria de Saúde ocorre dentro de um processo de reorganização administrativa, mantendo o foco na continuidade das políticas públicas e na ampliação dos serviços de saúde no município.
Com a nova gestão, a expectativa é dar seguimento aos projetos em andamento, fortalecer a rede de atendimento e avançar em novas ações que garantam mais qualidade e acesso à saúde para a população de Gurupi.
São Paulo Cerca de 120 jovens da Fundação CASA buscam capacitação por meio dos vestibulares da Etec e Fatec no segundo semestre
Piauí Fapepi abre inscrições para edital com 275 bolsas de mestrado e doutorado; saiba como participar
Acre Em Mâncio Lima, governo realiza abertura do 29º Curso Operacional Integrado de Segurança Pública
ALEMA Assembleia faz minuto de silêncio em memória do advogado Igor Albert Barbosa Lima
Desenvolviment... Paraná investe na requalificação do Litoral com a revitalização de quatro orlas marítimas
Alagoas Polícia Civil deflagra Operação Braddock, prende investigado por tentativa de homicídio e apreende arsenal de armas em Maceió
ARTE Galeria Theodoro Braga promove exposição gratuita com obras de seu acervo histórico
São Paulo Campanha do Agasalho 2026 mobiliza população e arrecada R$ 1,5 milhão para compra de cobertores em SP
Mato Grosso do Sul Minha Casa, Minha Vida: Agehab recebe inscrições para interessados em moradia em condomínio sustentável Mín. 14° Máx. 25°