
Em um cenário em que a saúde mental se impõe como um dos principais desafios contemporâneos, o projeto de extensão “Reikilibra USP”, desenvolvido pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, estrutura suas ações articulando ensino, pesquisa e práticas integrativas de cuidado.
O projeto amplia o acesso a ações voltadas ao bem-estar biopsicossocial e estende suas atividades para além da Universidade, com atendimentos regulares e iniciativas em parques, unidades de saúde e instituições comunitárias.
Coordenado pela professora Amanda Salles Margatho e pela pesquisadora Mariana Lopes Borges, o projeto conta, no atendimento, com estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da EERP e colaboradores externos, que possuem formação no método Mikao Usui Ryoho, com, no mínimo, nível 2.
Segundo as coordenadoras, o Reikilibra USP está alinhado às diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU) para metas sociais, econômicas e ambientais, especialmente o ODS 3, voltado à promoção da saúde e do bem-estar. Após quatro anos de execução, a iniciativa consolidou parcerias institucionais, participou de eventos científicos nacionais e internacionais e passou a colaborar com outras instituições de ensino e saúde na implementação de práticas semelhantes.
Além das atividades assistenciais, o projeto desenvolve pesquisas voltadas à qualificação da oferta do Reiki, considerando as motivações e demandas dos participantes. Os estudos buscam ampliar a base de evidências científicas sobre a prática no campo da saúde e da enfermagem, contribuindo para o aprimoramento das ações desenvolvidas.

Na EERP, os atendimentos ocorrem ao longo de todo o ano, às segundas e quartas-feiras, no Laboratório de Interação Grupal e Individual em Enfermagem (Ligie). O espaço conta com sete macas e estrutura voltada ao acolhimento dos participantes. Podem ser atendidos os estudantes, os funcionários técnico-administrativos e docentes da Universidade, assim como a população externa, oferecendo sessões individuais de Reiki em ambiente estruturado. As sessões têm duração aproximada de 20 minutos, são realizadas de forma individual e exigem agendamento prévio por meio do sistema on-line da unidade, neste link .
As ações externas são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e outras instituições, especialmente em atividades comemorativas e campanhas públicas. O projeto também atua em parques municipais e organizações filantrópicas, ampliando o alcance das práticas integrativas. Novas ações estão em planejamento, com apoio de editais dos programas Sustenta USP e de Inclusão e Pertencimento, que financiam atividades em ambientes de natureza, serviços de saúde e espaços comunitários.
Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou no Instagram do projeto @reikilibra.usp.
Mato Grosso do Sul Membros do conselho do FCO aprovam R$ 131 milhões em investimentos para MS
São Paulo SP repassa mais de R$ 585 milhões em ICMS aos municípios paulistas
Rondônia Processo seletivo premia práticas pedagógicas inovadoras; inscrições estão abertas até 5 de julho
Acre Polícia Civil realiza encontro para fomentar protagonismo e valorização das mulheres oficiais da instituição
Cuiabá - MT Cuiabá ultrapassa 16 mil lâmpadas de LED instaladas; João Bosco Pinheiro recebe nova etapa do Ilumina Mais
Legislativo - MS Lei: Outubro Rosa e Novembro Azul voltados aos pets entram para o Calendário Oficial
Sergipe DER e BPRv apreendem mais de 100 animais e reforçam segurança em rodovias estaduais
Gurupi - TO Gurupi prepara megaestrutura para o Arraiá da Amizade 2026 com três noites de cultura, competição e grandes shows
Acre Educação do Acre investe em reforma, ampliação e construção de escolas na regional do Juruá Mín. 14° Máx. 25°