
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar (Nuspe), realizou neste sábado, 11, uma ampla mobilização em escolas da rede estadual com foco no enfrentamento ao bullying e ao ciberbullying. A ação integra a operação “Família e Escola”, dentro da programação do Abril da Paz 2026.
Ao todo, a iniciativa contou com policiamento em 118 unidades escolares e a realização de palestras e atividades educativas em aproximadamente, 70 escolas em todo o Pará, fortalecendo a cultura de paz e a convivência saudável no ambiente escolar.
O coordenador da Nuspe, coronel PM RR Robinson Augusto Boulhosa Bezerra, destacou a importância da integração entre escola, família e forças de segurança para prevenir situações de violência.
“Nosso objetivo é orientar, prevenir e aproximar a comunidade escolar. Quando trabalhamos juntos com a escola, família e instituições, conseguimos construir um ambiente mais seguro e acolhedor para nossos estudantes”.
Na região de Marabá, o Núcleo Multidisciplinar da Diretoria Regional de Educação (DRE) promoveu ações com a participação de professores, estudantes e familiares. Na Escola Estadual Prof. Inácio de Sousa Moita, por exemplo, mais de 76 pessoas participaram de atividades voltadas à conscientização sobre os impactos do bullying. O CEEJA Tereza Donato, também do município, foi incluído na programação.
Palestras -As ações também contaram com o apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento Escolar (BPOE), que realizou palestras educativas e rondas em diversas unidades. Durante as atividades, foram abordados temas como respeito, empatia, convivência saudável e as consequências da violência no ambiente escolar.
Na Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Belém, a programação reuniu pais, alunos e professores em um momento de orientação e diálogo. Já na Escola Estadual Joaquim Viana, a mobilização contou com a presença de gestores, docentes e mais de 50 estudantes, reforçando o envolvimento da comunidade escolar.
Além das forças de segurança, a ação contou com a participação de equipes do Núcleo Psicossocial Estudantil, que compõe o Programa "Escola Segura" junto como NUSPE. Foram Assistentes sociais, psicólogos e estudantes de Psicologia, ampliando o acolhimento e a orientação às comunidades escolares.
As atividades incluíram palestras, rodas de conversa e dinâmicas educativas, abordando os impactos do bullying na vida das vítimas, formas de prevenção e a importância da denúncia. A proposta é sensibilizar estudantes e famílias, além de fortalecer vínculos e promover um ambiente escolar mais seguro.
Acre Ieptec convoca aprovados em processo seletivo para atuação como bolsista não docente de Plácido de Castro
São Paulo Centro de recuperação do Governo de SP devolve fêmea de gato-do-mato resgatada ainda filhote à natureza
ALEMA ‘Em Discussão’ destaca o centenário do Instituto, Histórico e Geográfico do Maranhão Mín. 11° Máx. 28°