
Com o slogan “Plante hoje a sombra de amanhã”, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), realizou nesta sexta-feira (30) a segunda etapa do Projeto “Tia Nair Mais Verde”, com o plantio de 30 mudas no Parque Tia Nair.
A iniciativa tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis e ampliar a arborização do espaço público. Nesta etapa, foram plantadas espécies como ipê branco e amarelo, ipê amarelo do cerrado, palmeiras e plantas frutíferas, entre elas amora, cacau, araçá-una e tamareira, contribuindo para o conforto térmico e a melhoria ambiental do parque.
O secretário adjunto de Regulação e Fiscalização da Sorp, Robson Pereira dos Santos, destacou o apoio intersetorial para a realização da ação. Segundo ele, a iniciativa contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura, que forneceu o perfurador de solo, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, além da doação de mudas pelo viveiro Jamil Mudas.
“Nós estamos muito felizes em contribuir para tornar este espaço mais agradável. A ação beneficia toda a sociedade, especialmente quem frequenta o parque ou busca os serviços da Secretaria de Ordem Pública. Agradeço ao secretário de Obras, Reginaldo, ao secretário de Agricultura, Vicente Falcão, e também ao viveiro parceiro que doou as mudas. São parcerias como essas que ajudam Cuiabá a voltar a ser reconhecida como cidade verde”, afirmou Robson.
Idealizadora do projeto, a coordenadora técnica de Fiscalização de Obras, Ana Beatriz Freitas Siqueira, arquiteta, ressaltou a importância do reflorestamento urbano para a qualidade de vida da população e destacou o crescimento das mudas plantadas na primeira fase, realizada em dezembro do ano passado.
“Quando apresentei o projeto de reflorestamento, nossa expectativa sempre foi melhorar a qualidade de vida da população cuiabana, ampliando as áreas de sombra, que trazem conforto térmico e beneficiam diretamente os frequentadores do espaço de lazer. Quem passa por aqui já consegue perceber o crescimento das primeiras espécies plantadas. Cada pessoa envolvida contribui para tornar Cuiabá mais agradável”, pontuou.
O Projeto “Tia Nair Mais Verde” está estruturado em fases. Na primeira etapa, realizada em dezembro de 2025, foram plantadas cerca de 52 mudas. Atualmente, a ação segue na fase de expansão do plantio para contemplar todo o parque. A etapa final prevê a replicação do modelo em outros parques da capital. O projeto envolve o mapeamento de áreas prioritárias para arborização, a seleção adequada das espécies, a preparação do solo e o plantio em etapas, sempre com acompanhamento técnico especializado.
Gurupi - TO Segunda noite do Arraiá da Amizade 2026 teve disputa das juninas do Grupo de Acesso e shows da banda Companhia do Calypso e artistas regionais
São Paulo Confira o funcionamento das unidades do Bom Prato neste final de semana
SEGURANÇA Polícia Científica do Pará desenvolve pesquisa inédita para aprimorar perícias com explosivos
São Paulo Mais de 104 mil pessoas serão beneficiadas por R$ 413,6 milhões em obras de saneamento em oito cidades da região de Tatuí até 2029
São Paulo SP entrega Selo Amigo da Pessoa com TEA a 138 instituições por boas práticas de inclusão
São Paulo Agência SP Verifica: o que é verdade e o que é mentira sobre o reajuste dos pedágios em SP Mín. 14° Máx. 26°