
A tarde do último sábado (25) foi de celebração, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Canela, em Salvador, na formatura de 134 alunos da primeira turma do Curso de Graduação em Gestão do Turismo e Desenvolvimento Sustentável. A formação é uma iniciativa da Escola de Administração da UFBA e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O curso teve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com a nota máxima (5), beneficiando pessoas das zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Chapada Diamantina e Vale do São Francisco.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, foi o patrono da turma e ressaltou a importância da profissionalização para o desenvolvimento do turismo baiano. “A formação e capacitação das pessoas irão refletir na qualificação dos serviços turísticos. É um avanço muito importante, que coloca a Bahia em um novo patamar na preparação de profissionais do setor. Eles vão encontrar um cenário favorável, com a Bahia liderando o turismo brasileiro, resultado das políticas eficazes do Governo do Estado para o incremento da atividade”, pontuou.
“O curso trouxe uma inovação no seu currículo, atendendo às demandas contemporâneas em relação ao que precisamos estar entregando à sociedade em turismo e sustentabilidade. Por isso, a criação de elos com a Secretaria de Turismo é importante para o encaminhamento destes profissionais ao mercado”, destacou o coordenador do curso e paraninfo da turma, Floriano Barboza.
Para o formando Jeremias de Araújo, 35 anos, de Jandaíra (Costa dos Coqueiros), “a graduação nos preparou para oferecer uma atuação qualificada, na prestação de serviços aos turistas que procuram a Bahia”.
“Foi importante essa divisão do curso entre as zonas turísticas do estado, para valorizar também o estudo regional. Tivemos muitas atividades sobre o Plano Nacional de Turismo e a legislação do setor, que vão agregar na prática”, completou o formando Aaron Pinheiro, 43 anos, de Cairu (Costa do Dendê).
“O curso foi maravilhoso. Eu já sou guia de turismo e, após a graduação, me considero ainda mais preparada, porque agora sou formada pela UFBA, nessa parceria com o Governo do Estado, que nos ajudou muito. Vou fazer alguns concursos”, comemorou Risolene de Araújo, 56 anos, de Salvador (Baía de Todos-os-Santos).
Fonte
Ascom/Setur-BA
Bahia Com investimento do Governo do Estado, São João no Pelourinho atrai baianos e turistas
ESPORTE E LAZER Arena Estadual do Oeste do Pará celebra cinco anos de incentivo ao esporte, cultura e inclusão
ESPORTE E LAZER Torneio esportivo movimenta a Usina da Paz Guamá e destaca talentos de atletas
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma
Cuiabá - MT Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
Cuiabá - MT Secretarias da Mulher e de Assistência Social levam acolhimento à comunidade rural
Portos do Paraná 4ª Corrida do Porto bate recorde de público e reúne atletas de 15 estados brasileiros
CONSERVAÇÃO Mais de 100 filhotes de tartarugas marinhas são soltos em Salinópolis com o apoio do Estado
Governo Comunidades recebem primeiras edições da Praça de Serviços do Governo Presente em Belo Horizonte Mín. 13° Máx. 22°