
A proposta para estadualização do Hospital Municipal Dom Antônio Monteiro (HMDAM), em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, foi apresentada nesta segunda-feira (9) pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ao lado do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola. A apresentação ocorreu em uma coletiva para a imprensa na Câmara de Vereadores do município.
Com a estadualização, a unidade passará a integrar a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e será reformada e ampliada, com investimento total de R$ 21,4 milhões em obras e aquisição de equipamentos. A principal mudança será a ampliação da capacidade assistencial, com um aumento de 32% no número de leitos, saltando dos atuais 87 para 115 leitos, consolidando-se como hospital regional de referência.
A cessão do hospital ao Governo do Estado está prevista para o mês de março, após aprovação pela Câmara de Vereadores, quando a Sesab assumirá integralmente o custeio da unidade. O investimento anual estimado para manutenção e funcionamento do hospital será de aproximadamente R$ 55 milhões, garantindo atendimento contínuo, ampliação da resolutividade e integração plena à regulação estadual.
No novo perfil assistencial, o HMDAM contará com 115 leitos distribuídos entre clínica médica, cirúrgica, pediátrica, obstétrica e saúde mental, além de 10 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal. A unidade também ofertará atendimento de urgência e emergência 24 horas, ambulatório estruturado e serviços de diagnóstico e terapêutica ampliados, como tomografia, exames laboratoriais e apoio especializado, fortalecendo a assistência de média complexidade na região .
A secretária Roberta Santana destaca que a estadualização permitirá elevar o padrão de atendimento e integrar o hospital à lógica regionalizada do SUS na Bahia. “Estamos falando de uma unidade que passa a operar como hospital regional, com mais leitos, mais serviços e maior capacidade de resposta às necessidades da população do norte do estado. A integração à rede estadual garante escala, qualidade assistencial e segurança no cuidado”, afirmou.
Sergipe Artesanato sergipano movimenta economia e fortalece cultura na Vila do Forró
Sergipe Bruno e Marrone, Zezo e Klessinha comandam Arraiá do Povo deste sábado
ESPORTE E LAZER Parque da Cidade consolida-se como referência em lazer, esporte, cultura e educação no Pará
São Paulo Veja por onde passa a adutora que vai transportar, pelo mar, 500 litros de água tratada por segundo para o Guarujá
São Paulo Construção da Linha 6-Laranja gera mais de 11 mil empregos diretos
Mato Grosso do Sul Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Mato Grosso do Sul Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Sergipe Última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 anima o público com forró, sertanejo e piseiro
Sergipe Última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 anima público ao atrair nomes do forró, sertanejo e piseiro Mín. 14° Máx. 26°