
A Prefeitura de Lauro de Freitas deu início, nesta segunda-feira (4/5), a um marco histórico na segurança pública do município. Por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), teve início a primeira turma do curso de aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal (GCM), ação que representa a retomada da qualificação profissional após mais de 14 anos sem qualquer iniciativa voltada ao processo de trabalho dos agentes.
Segundo o titular da SSPLF, Glauber Moraes “A prefeitura está resgatando uma dívida histórica com nossos guardas. Estamos falando de mais de uma década sem atualização. Agora, essa gestão está corrigindo o caminho e investindo em quem atua na linha de frente da proteção da nossa gente”, destacou o secretário. A Guarda Municipal de Lauro de Freitas completou 18 anos de criação em 31 de outubro de 2025.
Ao todo, os 112 agentes que compõem a Guarda Civil Municipal passarão pelo treinamento. A formação será realizada em turmas de até 30 pessoas, com encontros de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A previsão é que todos os servidores sejam capacitados, garantindo uniformidade técnica e operacional à corporação.
O curso é fruto de uma parceria estratégica entre a Prefeitura de Lauro de Freitas, a Guarda Municipal de Salvador, responsável pela instrução, e o Batalhão de Choque da Polícia Militar, que cedeu as instalações para as aulas. A colaboração envolve conteúdos técnicos, operacionais e táticos de alto nível, como atualização de procedimentos, técnicas de abordagem, atuação preventiva, disciplina, preparo físico e conduta profissional.




Com essa ação, a gestão municipal reafirma o compromisso com a valorização dos servidores públicos e com a modernização da segurança local, entregando à sociedade uma Guarda Civil mais técnica, humana e preparada para os desafios do presente. A formação continua nas próximas semanas, com previsão de conclusão após o treinamento de todos os agentes.
Parauapebas - PA GGIM apresenta encaminhamentos da audiência pública e reforça atuação integrada pela segurança no trânsito
Sergipe Rua São João recebe ainda mais visitantes durante nova edição da Segundona do Turista
Parauapebas - PA Operação “Vidas por um Fio” encerra etapa educativa e reforça combate ao uso de cerol e linha chilena em Parauapebas
Marabá - PA SMSI: Prefeitura entrega 50 dispositivos Spark Z 2.0 ao Departamento Municipal de Segurança Patrimonial
Lauro de Freitas Peixe-leão é encontrado pela equipe da Salvamar em praia do município
Sergipe Vila do Forró 2026 fortalece inclusão com espaços de acolhimento para famílias e pessoas neurodivergentes
Sergipe Frota do transporte intermunicipal é ampliada no feriado prolongado de Corpus Christi
Sergipe SSP lança 5ª edição da campanha ‘Se Avexe Não’ durante apresentação do plano operacional dos festejos juninos
Lauro de Freitas Guarda Municipal de Lauro de Freitas participa de curso de qualificação em pilotagem Mín. 17° Máx. 25°