
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou nesta segunda-feira (4/5), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a solenidade de lançamento oficial da campanha Maio Amarelo 2026. A ação marca o início das atividades educativas e preventivas promovidas pela PMMG durante o mês, período dedicado à conscientização para a redução de sinistros de trânsito e preservação da vida.
A campanha que acontece desde 2014, contará com a atuação integrada do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), nas rodovias estaduais e delegadas e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) no âmbito da capital mineira, com foco em ações de fiscalização, educação para o trânsito e mobilização social em todo o estado de Minas Gerais.

Foram destacadas as estratégias institucionais voltadas ao fortalecimento da segurança viária, à conscientização dos condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres, bem como à importância do comportamento responsável no trânsito.
Segundo o comandante do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, tenente-coronel Welington Eduardo Mourão Ferreira, o trânsito rodoviário é de uso coletivo, portanto é preciso que o condutor tenha a consciência que o descumprimento da legislação afeta diretamente os demais usuários.
“A combinação de álcool e direção, a falta de manutenção preventiva, ultrapassagens e locais proibidos, excesso de velocidade são as causas mais comuns de acidentes nos mais de 30 mil quilômetros de estradas estaduais que cortam o estado”, concluiu o comandante.
De acordo com a comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Layla Brunnela, além das ações de conscientização e de fiscalização, é importante que os usuários das vias adotem medidas de autoproteção e fiel cumprimento da legislação de trânsito.
“É preciso que os condutores respeitem desde um semáforo fechado a um local com restrição de parar ou estacionar. Os condutores precisam estar focados na direção do veículo e que não desviem a atenção com o uso de aparelhos eletrônicos”. A comandante esclarece ainda que, dentro do processo educacional e preventivo, a Transitolândia, com mais de 40 anos de atuação, vai ampliar o atendimento às escolas, empresas e faculdades.
Parauapebas - PA GGIM apresenta encaminhamentos da audiência pública e reforça atuação integrada pela segurança no trânsito
Sergipe Rua São João recebe ainda mais visitantes durante nova edição da Segundona do Turista
Parauapebas - PA Operação “Vidas por um Fio” encerra etapa educativa e reforça combate ao uso de cerol e linha chilena em Parauapebas
Marabá - PA SMSI: Prefeitura entrega 50 dispositivos Spark Z 2.0 ao Departamento Municipal de Segurança Patrimonial
Lauro de Freitas Peixe-leão é encontrado pela equipe da Salvamar em praia do município
Sergipe Vila do Forró 2026 fortalece inclusão com espaços de acolhimento para famílias e pessoas neurodivergentes
Sergipe Frota do transporte intermunicipal é ampliada no feriado prolongado de Corpus Christi
Sergipe SSP lança 5ª edição da campanha ‘Se Avexe Não’ durante apresentação do plano operacional dos festejos juninos
Lauro de Freitas Guarda Municipal de Lauro de Freitas participa de curso de qualificação em pilotagem Mín. 17° Máx. 25°