
Uma ampla discussão sobre os cenários climáticos, riscos relacionados à irregularidade das chuvas e os desafios enfrentados pelos estados na gestão dos recursos hídricos e na mitigação dos efeitos ambientais causados pelos extremos climáticos.
Esses foram os principais temas promovidos pelo Consórcio Nordeste em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que contou com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), na quarta-feira (6).
O encontro reuniu gestores estaduais, técnicos e representantes do Governo Federal para debater estratégias integradas voltadas ao fortalecimento das políticas ambientais e climáticas na região Nordeste.
A reunião contou com a presença do ministro João Paulo Capobianco, que ressaltou a importância da articulação entre os estados nordestinos e o Governo Federal para ampliar ações conjuntas de preservação ambiental, enfrentamento às mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Representando Alagoas, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ygo Costa, destacou a importância do alinhamento entre os estados e o Governo Federal para o fortalecimento de políticas públicas ambientais mais eficientes e integradas.

“A união entre os estados nordestinos para enfrentar desafios que são comuns a toda a região são importantes em encontros como esses. Discutir temas como prevenção aos incêndios florestais, combate ao desmatamento e adaptação aos efeitos climáticos é fundamental para garantir respostas mais rápidas, eficazes e sustentáveis. Alagoas segue comprometida em contribuir ativamente com essa construção coletiva”, afirmou o secretário.
“O Consórcio Nordeste é muito importante e conta com um time bem estruturado. Essa articulação com o Governo Federal faz parte de um objetivo para que a gente possa, de fato, avançar. Existem muitos desafios na região, mas também muitas oportunidades”, disse o ministro João Paulo Capobianco.
Entre os principais temas debatidos estiveram o fortalecimento da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, as estratégias de combate ao desmatamento no Nordeste e os preparativos para as próximas conferências climáticas internacionais, incluindo a COP 17 e a COP 18.

Um dos momentos de destaque foi a apresentação conduzida por José Marengo, pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que abordou os impactos do fenômeno El Niño no Nordeste.
Gurupi - TO Segunda noite do Arraiá da Amizade 2026 teve disputa das juninas do Grupo de Acesso e shows da banda Companhia do Calypso e artistas regionais
São Paulo Confira o funcionamento das unidades do Bom Prato neste final de semana
SEGURANÇA Polícia Científica do Pará desenvolve pesquisa inédita para aprimorar perícias com explosivos
São Paulo Mais de 104 mil pessoas serão beneficiadas por R$ 413,6 milhões em obras de saneamento em oito cidades da região de Tatuí até 2029
São Paulo SP entrega Selo Amigo da Pessoa com TEA a 138 instituições por boas práticas de inclusão
São Paulo Agência SP Verifica: o que é verdade e o que é mentira sobre o reajuste dos pedágios em SP Mín. 14° Máx. 26°