
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou o serviço de nefrologia com oferta de hemodiálise hospitalar no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, ampliando a assistência a pacientes que necessitam de suporte renal. A iniciativa representa um marco na evolução da unidade, que passa a contar com uma assistência mais completa e resolutiva, especialmente para casos críticos.
Antes da implantação do serviço de hemodiálise hospitalar, os pacientes com necessidade de terapia dialítica precisavam ser transferidos para outros centros, como Itabaiana e Aracaju. Com a nova estrutura, o hospital amplia sua capacidade de resposta, reduzindo deslocamentos e proporcionando maior agilidade no início do tratamento.
O serviço conta com dois médicos nefrologistas que atuam de forma integrada à equipe multiprofissional, realizando avaliações tanto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quanto nos setores de internamento. A presença da especialidade permite a condução individualizada dos casos, desde abordagens conservadoras até a indicação de diálise, além de fortalecer a discussão clínica entre os profissionais e qualificar a tomada de decisões.
De acordo com o médico intensivista e responsável técnico da UTI do Hospital Regional de Glória, Danillo Barbosa, a implantação do serviço representa um avanço significativo na assistência prestada pela unidade. “Trata-se de um ganho concreto para o hospital, que passa a oferecer suporte especializado para pacientes com comprometimento renal, ampliando a capacidade de cuidado e evitando transferências que, muitas vezes, impactam no tempo de resposta terapêutica”, destacou.
A atuação integrada entre nefrologistas, equipe médica assistente e técnicos de diálise também garante maior segurança e eficácia na realização dos procedimentos, contribuindo para melhores desfechos clínicos.
A superintendente do Hospital Regional de Glória, Everlyn Karla, ressaltou a importância da implantação do serviço para a população do alto sertão. “A chegada da hemodiálise representa um avanço para a nossa unidade e para toda a região. Nós já passamos a contar com a especialidade de Cardiologia, e agora de Nefrologia. Com isso, estamos ampliando a oferta de um serviço de alta complexidade, garantindo que os pacientes tenham acesso a um cuidado mais completo, com qualidade e segurança, sem precisar sair do seu território”, afirmou.
Embora o serviço tenha sido implantado recentemente e ainda não tenha havido necessidade de realização de procedimentos dialíticos, a estrutura já está preparada para atender de forma imediata os pacientes que necessitarem da terapia.





Sergipe Cerca de 15% das mulheres atendidas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresentam diabetes gestacional
Sergipe Governo de Sergipe emite aviso meteorológico de chuvas moderadas a intensas no estado
Tocantins Hospital Geral de Palmas amplia acesso à cirurgia bariátrica e já beneficiou mais de 260 pacientes
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Marabá - PA Saúde: Ação do Junho Violeta conscientiza sobre violência contra a pessoa idosa e incentiva envelhecimento ativo
Cuiabá - MT Pronto-Socorro Municipal inicia III SISMA e reforça compromisso com gestão ambiental na saúde
Cuiabá - MT Cuiabá inicia vacinação com a Pneumo 20 em todas as USFs nesta sexta-feira
Piauí Rafael Fonteles entrega reforma do Ambulatório Azul do HGV e amplia capacidade para mais de 20 mil atendimentos por mês, além de novos exames
Cuiabá - MT Vacinação domiciliar amplia proteção contra influenza para pacientes acamados e com mobilidade reduzida em Cuiabá Mín. 14° Máx. 26°