
O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quinta-feira (12/2), os novos comandantes-gerais da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Assumem o comando das corporações o coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, na BM, e o coronel Ricardo Mattei Santos, no CBMRS. A mudança ocorre em razão de os atuais comandantes, coronel Cláudio dos Santos Feoli e coronel Julimar Fortes, estarem indo para a reserva após atingirem o tempo máximo de 35 anos de serviço ativo.
Com a ida do coronel Luigi ao comando-geral da Brigada Militar, a Chefia do Estado-Maior da corporação passa a ser exercida pelo coronel Álvaro Martinelli, que até então comandava o Comando de Policiamento de Choque (CPChq).
A transição também envolve os subcomandos. No CBMRS, o coronel Mattei, que exercia a função de subcomandante-geral, passa agora a comandante-geral. Para o posto de subcomandante-geral do CBMRS, assume o coronel Alexandre Sorio Nunes. Na BM, o subcomandante-geral, coronel Douglas Soares, também vai para a reserva por tempo limite de serviço, e será sucedido pelo coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho.
Encontro com o governador
Na tarde desta quinta-feira, tanto os comandantes que deixam os cargos quanto os novos comandantes e subcomandantes, acompanhados do secretário da Segurança Pública do Estado, coronel Mário Ikeda, foram recebidos pelo governador no Palácio Piratini. O encontro ocorreu antes da reunião mensal de avaliação de indicadores dentro do processo de governança da Gestão de Estatística em Segurança (Geseg), que integra o programa RS Seguro.
Ao agradecer aos oficiais que se despedem das funções, Leite destacou o legado construído ao longo das últimas décadas. “Agradeço profundamente ao coronel Feoli e ao coronel Julimar por uma vida inteira dedicada ao compromisso de servir e proteger a sociedade gaúcha. Desejo sucesso aos novos comandantes, com a certeza de que darão continuidade ao trabalho de excelência que promoveu, nos últimos anos, uma verdadeira transformação na segurança pública do Rio Grande do Sul, hoje reconhecida nacionalmente como exemplo de gestão e resultados”, afirmou.
O governador ressaltou que a transição ocorre em um momento de consolidação dos avanços obtidos pelo RS Seguro, com queda contínua dos principais indicadores criminais, fortalecimento da inteligência policial e aplicação de investimentos históricos. Segundo ele, a continuidade das estratégias baseadas em metas e monitoramento permanente de dados será fundamental para manter o Estado como referência nacional na área.
Perfis
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom
Sergipe Última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 anima o público com forró, sertanejo e piseiro
Sergipe Última sexta-feira do Arraiá do Povo 2026 anima público ao atrair nomes do forró, sertanejo e piseiro
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi fortalece política ambiental e destina cerca de uma tonelada de resíduos eletrônicos para reciclagem especializada
Bahia Campeonato Brasileiro de Judô Cadete 2026 reúne atletas de todo o Brasil em Simões Filho neste final de semana
Bahia Estado fortalece creches comunitárias com equipamentos para ampliar a segurança alimentar na primeira infância
Bahia Com apoio do Estado, festejos juninos no Nordeste de Amaralina fortalecem a cultura popular e impulsionam a economia local
Mulher, Iguald... Em Cascavel, Caravana Paraná Unido pelas Mulheres fortalece políticas públicas no Oeste
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo no período da tarde da segunda-feira, 29, em razão do jogo da Seleção Brasileira
Acre Alegria e nostalgia marcam a terceira noite do Arraial Cultural no Palco Saudade do Seringal Mín. 14° Máx. 26°