
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) se consolida como pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS) com a implementação de robô virtual de conversação integrado diretamente ao sistema oficial de gestão ambulatorial e hospitalar da rede estadual de saúde, o AGHUse. A iniciativa, inédita no SUS, tem como objetivo inicial reduzir a taxa de faltosos nos ambulatórios estaduais, otimizando o aproveitamento da oferta de consultas com especialistas.
Em funcionamento na unidade piloto, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, o robô realiza o envio automatizado de lembretes de consultas via WhatsApp aos pacientes com antecedência de sete e três dias da data marcada. A ferramenta permite também a possibilidade de cancelar ou reagendar o atendimento, com a opção de escolher nova data e horário, de acordo com a disponibilidade no sistema. A previsão é que, até meados de fevereiro, a automatização esteja implantada também nos ambulatórios do Hospital Geral do Estado (HGE), do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred) e do Centro Estadual de Oncologia (Cican).
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que o investimento em tecnologia vem revolucionando o acesso e a gestão dos serviços de saúde no estado. “A Bahia mais uma vez se posiciona como pioneira no SUS, consolidando um novo modelo de gestão do acesso ambulatorial”, afirma. A titular da Sesab revelou que o planejamento é expandir a integração para todos os ambulatórios de saúde das unidades da rede estadual que utilizam o AGHUse ainda este ano.
Outras funcionalidades
Além da integração de sistemas para automatizar processos, diversas unidades e setores da Sesab já utilizam a ferramenta para fins diversos como ouvidoria, atendimento humano e comunicação rápida com públicos estratégicos, a exemplo de pacientes, profissionais de saúde e gestores municipais.
Como próximos passos, a Secretaria da Saúde do Estado avança na ampliação das funcionalidades integradas ao AGHUse, como o envio de pesquisa de satisfação para pacientes após alta hospitalar e avaliação pós-consulta ambulatorial. Além disso, também estão previstas novas integrações com sistemas estratégicos, como o Sistema de Regulação Ambulatorial (SRA), lembretes para doadores da Fundação Hemoba, notificações sobre retirada de medicamentos e módulos do AGHUse voltados para exames e cirurgias.
Fonte: Ascom/Sesab
ALEMA Gedema promove Manhã Junina voltada a alunos do programa Sol Nascente
QUALIFICAÇÃO Trilha de Capacitação em Bioeconomia forma rede de multiplicadores no Pará
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
Bahia Mais de R$ 45 milhões em obras de pavimentação melhoram a mobilidade de Santa Maria da Vitória
Acre Governadora Mailza Assis prestigia 9ª Festa dos Terceirizados em reconhecimento ao trabalho da categoria
Vice-governador Governo do Estado entrega melhorias na ERS-786, em Balneário Pinhal
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece diálogo com Japão e apresenta potencial econômico do estado em visita diplomática
Executivo Governo do Rio Grande do Sul formaliza apoio de efetivo especializado para atuar na Venezuela Mín. 14° Máx. 26°