
Com investimento superior a R$ 32 milhões por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), o governo do Estado avança na construção de três pontes na região Central do Rio Grande do Sul. As obras têm o objetivo de ampliar a mobilidade, fortalecer a integração entre municípios e impulsionar o desenvolvimento econômico das comunidades beneficiadas.
Os trabalhos são executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), e integram um conjunto de ações voltado à reconstrução da infraestrutura do Estado após as severas enchentes de 2024.
Esta matéria faz parte de uma série de conteúdos sobre investimentos de mais de R$ 3,1 bilhões do governo do Estado que estão tornando o Rio Grande do Sul um canteiro de obras em rodovias e pontes.
Três pontes
Na ERS-348, uma das rodovias mais atingidas pelas cheias, duas pontes foram completamente destruídas e agora estão dando lugar a novas estruturas – mais robustas, seguras e resilientes. Uma delas, sobre o Arroio Guarda-Mor, já está concluída. Localizada no trecho entre Ivorá e o acesso a Faxinal do Soturno, na região da Quarta Colônia, a ponte conta com 120 metros de extensão, 12 metros de largura e mão dupla, sendo 3,42 metros mais alta que a anterior. O investimento foi de R$ 11,7 milhões.
Além dela, também na ERS-348, em Faxinal do Soturno, outra ponte está sendo erguida com investimento de R$ 14,7 milhões sobre o Rio Soturno. A estrutura conta com 160 metros de extensão, 12 metros de largura e mão dupla, sendo 2,38 metros mais alta que a anterior.

A ponte está 100% concluída, restando apenas a execução das lajes de aproximação, que fazem o encontro da estrutura com a rodovia. A previsão é que essas lajes sejam finalizadas no início de julho. Na sequência, será executada a pavimentação dos acessos e, posteriormente, a sinalização da obra, o que deixará a ponte em condições de operação.
A Região Central também ganhará uma nova ponte na ERS-530, sobre o Rio Ibicuí Mirim, entre Dilermando de Aguiar e São Pedro do Sul. A estrutura terá 80 metros de extensão, com investimento de R$ 6,1 milhões. O projeto executivo está em fase de conclusão e, no início do segundo semestre, será dada a ordem de início das obras.
Mobilidade e segurança
O titular da Selt, Clóvis Magalhães, ressalta a relevância das obras que levarão mais segurança e já estão transformando o dia a dia da região. “A construção e recuperação das três pontes são vitais para restaurar a mobilidade regional, reintegrar comunidades, restabelecer o tráfego de forma mais segura e desafogar o escoamento da produção agrícola e industrial” avalia. “As enchentes de 2024 impuseram danos severos a dezenas de travessias em todo o Estado, inclusive nessa região – portanto, investimentos como esses são fundamentais.”
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, destaca o compromisso técnico da autarquia com o futuro por meio de obras resilientes. “Não estamos apenas substituindo o que a enchente levou ou destruiu. Estamos pensando no porvir, construindo pontes mais altas e seguras que as originais, estruturas mais fortes e preparadas para resistir a eventos climáticos extremos”, frisa.
Governo do Estado investe quase R$ 1 bilhão na reconstrução de rodovias e pontes na região dos Vales

Texto: Virgínia do Erre/Ascom Daer
Edição: Secom
Sergipe Fogos com barulho representam riscos à saúde humana e ao bem-estar animal
Infraestrutura... DER/PR publica resultado do edital para nova duplicação da Rodovia da Uva
Geral Inmet prevê segunda sob frio intenso no Sudeste
Alagoas Escolas estaduais de Alagoas são destaque no Encontro de Astronomia do Nordeste
Acre Governadora Mailza Assis representa o Acre na Semana do Clima de Londres e fortalece desenvolvimento sustentável
São Paulo Com apoio do Banco do Povo Paulista, empreendedores ampliam negócios na Copa do Mundo Mín. 11° Máx. 28°