
Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), publicou no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 16, a Nota de Chamamento nº 01/2026, convocando proprietários rurais e empreendedores que possuem barramentos, represas, açudes ou outras estruturas de acumulação de água nas bacias dos córregos Pouso do Meio e Água Franca. A iniciativa tem como foco a regularização ambiental e o reforço à segurança dessas estruturas, seguindo a legislação federal vigente.
A medida foi motivada por levantamentos técnicos realizados pela SEMMA, em parceria com o Naturatins e a Defesa Civil Municipal, que identificaram a existência de barramentos sem cadastro ou licenciamento ambiental, além de estruturas com possível risco de instabilidade. A situação acende um alerta para possíveis impactos ambientais e riscos à segurança de propriedades rurais e comunidades localizadas em áreas próximas.
Regularização e segurança das estruturas
O chamamento tem como principal objetivo convocar os responsáveis para realizarem o cadastro obrigatório das estruturas junto aos órgãos competentes, além de promover a regularização ambiental. Entre as exigências, está a contratação de profissional habilitado para elaboração do Laudo Técnico de Estabilidade e Segurança do Barramento, bem como a apresentação de planos específicos, que podem prever a regularização ou até a desmobilização da estrutura, conforme avaliação técnica.
A ação também busca garantir o cumprimento da Política Nacional de Segurança de Barragens, reforçando que a responsabilidade pela manutenção, operação e segurança das estruturas é exclusiva dos proprietários ou empreendedores. A ausência de regularização pode configurar infração ambiental grave, sujeita a penalidades previstas em lei.
Prazos e medidas obrigatórias
A Secretaria estabeleceu prazos para o cumprimento das etapas, incluindo o pré-cadastro, a entrega dos laudos técnicos e a apresentação dos planos de regularização ou desmobilização, com data limite até o dia 30 de março de 2026. Em casos considerados de risco elevado, a adoção de medidas corretivas emergenciais deverá ser imediata, sob responsabilidade do proprietário, com acompanhamento técnico.
O não atendimento ao chamamento poderá resultar na inclusão dos imóveis no programa de fiscalização direta de estruturas críticas, com aplicação de sanções administrativas, como multas, embargo e outras penalidades. “Esse chamamento é uma ação preventiva e essencial para garantir a segurança das comunidades e a preservação ambiental. Nosso objetivo é orientar e dar a oportunidade para que os proprietários se regularizem, evitando riscos maiores no futuro”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha.
Legislativo - MT Entra em vigor lei que cria cadastro estadual de condenados por estupro em Mato Grosso
Bahia São João da Bahia contabiliza 45 presos por Reconhecimento Facial e redução de acidentes nas estradas
São Paulo Entenda como funciona monitoramento por satélite e inteligência artificial nos rios Tietê e Pinheiros
CORE Unidade de elite é marco dos 150 anos da Polícia Civil do Pará
Alagoas HGE registra quase 200 atendimentos durante a véspera e o Dia de São João
Sergipe Empresários têm até 24 de agosto para aderir ao Programa de Regularização de Débitos da Codise
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
SEGURANÇA PÚBLICA PC completa 150 anos e destaca trajetória da Coordenadoria de Operações Especiais (CORE)
São Paulo Estado de SP tem novas unidades do Cozinhalimento para capacitação e geração de renda Mín. 11° Máx. 14°