
O Ministério Público do Estado da Bahia firmou acordo com o Município de Remanso para promover a regularização do quadro administrativo municipal. O termo foi celebrado na tarde desta segunda-feira, dia 17, após reunião conjunta com representantes do Município. Proposto pela promotora de Justiça Thays Rabelo da Costa e mediado pelo Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) do MPBA, o acordo estabelece parâmetros para a reestruturação do quadro funcional da administração municipal, em conformidade com as normas constitucionais que regem o acesso ao serviço público por meio de concurso. O acordo contou com a colaboração do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), por meio da coordenadora e promotora de Justiça Rita Tourinho.


A promotora de Justiça Thays Rabelo ressaltou que o acordo busca promover uma reorganização estrutural do município com foco na melhoria do serviço público. “O acordo tem o propósito de requalificar o quadro de pessoal e reorganizar a estrutura administrativa do município. Nesse acordo, o Município de Remanso se compromete, junto com o Ministério Público, a identificar as necessidades da sua estrutura administrativa, verificando a conformidade do quadro de pessoal com o que estabelece o artigo 37 da Constituição Federal e adotando, de maneira paulatina, medidas de regularização que garantam a continuidade e a excelência dos serviços públicos, sobretudo na área da educação”, afirmou.
Entre as medidas pactuadas, o Município de Remanso se comprometeu a promover a readequação dos seus quadros de pessoal, com observância dos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A iniciativa busca substituir vínculos precários de contratação por servidores efetivos, admitidos por concurso público. De acordo com o prefeito de Remanso, Marcos Palmeira, a construção do acordo foi fruto de diálogo institucional. “Fizemos uma importante composição com o Ministério Público para reestruturar a parte administrativa do município, com a realização de concursos em diversas áreas. Durante seis meses trabalhamos para chegar a esse momento de assinatura. Em breve, a cidade de Remanso estará realizando concursos públicos para legalizar a situação dos servidores municipais”, declarou.
Sergipe Empresários têm até 24 de agosto para aderir ao Programa de Regularização de Débitos da Codise
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
SEGURANÇA PÚBLICA PC completa 150 anos e destaca trajetória da Coordenadoria de Operações Especiais (CORE)
São Paulo Estado de SP tem novas unidades do Cozinhalimento para capacitação e geração de renda
Alagoas Semarh abre chamamento público para compor o Fórum Alagoano de Mudanças Climáticas
Mato Grosso do Sul MS apresenta resultados ambientais e meta de carbono neutro em fórum internacional sobre clima em Londres Mín. 11° Máx. 14°