
O vice-governador Gabriel Souza inaugurou, neste sábado (28/03), o acesso asfáltico ao municíopio de Alegria, na ERS-520. A obra recebeu investimento de R$ 12,2 milhões do Tesouro do Estado e foi executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt).
Na inauguração, Gabriel ressaltou a importância do acesso asfaltado para uma melhor qualidade de vida na cidade. "Fico muito feliz em retornar a Alegria para entregar uma obra tão importante para a população. Avançamos significativamente em todas as áreas nestes últimos anos e, embora ainda tenhamos muito a fazer, os resultados positivos já são uma realidade. Este acesso entre Alegria e Inhacorá beneficiará diretamente os moradores que precisam de atendimento de saúde ou de deslocamento para os estudos, além de ampliar o potencial de investimentos no município. Mais do que números, estamos entregando melhorias reais na vida das pessoas. Afinal, a melhor medida de uma obra é a satisfação e o bem-estar de quem vive aqui", afirmou o vice-governador.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destacou que inaugurar a pavimentação do acesso a Alegria é motivo de grande satisfação. “Esta obra vai transformar a vida de milhares de famílias, trazendo mais segurança, conforto e esperança de um futuro melhor. A pavimentação do acesso reforça o compromisso do governo do Estado, sob a liderança do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza, de cuidar das pessoas e investir no desenvolvimento de cada comunidade”, afirmou Costella.
Foram pavimentados seis quilômetros no acesso a Alegria. A ERS-520 desempenha um papel importante na integração e no acesso da população de Alegria à região, permitindo o escoamento da produção e o desenvolvimento da região, com geração de emprego e renda.
Odila Taborda, psicopedagoga e moradora do município, relata a importância da obra para a comunidade. “O benefício é grande demais. É o transporte, é a saída do grão colhido da terra, porque somos agricultores. Beneficia a nossa autoestima, pois a gente tem asfalto passando na nossa frente e isso é maravilhoso”, salientou.
Acessos Asfálticos no RS
Desde 2019, o governo do Estado já investiu mais de R$ 800 milhões em acessos asfálticos, eliminando barreiras históricas de ligação entre municípios. Antes, eram 62 municípios sem acesso asfáltico. Agora, 30 acessos já estão concluídos, 20 estão em obras e outros 12 trechos devem iniciar em breve, consolidando um novo ciclo de conectividade viária e integração territorial no Rio Grande do Sul.
Texto: Thales de Oliveira Moreira
Edição: Secom
Piauí Agrespi abre consulta pública para regulamentar abastecimento emergencial de água por carros-pipa durante a seca no Piauí
Legislativo - MS Luto: Aos 45 anos, Grazielle Machado deixa marca na história da representação feminina da ALEMS
Acre Educação do Acre distribui 1,1 mil kits escolares para estudantes de Capixaba
Câmara de Dourados Elias Ishy leva vivências do interior de MS para debate sobre agricultura familiar e crise climática
Piauí Agrespi abre consulta pública para regulamentar abastecimento emergencial de água por carros-pipa em situações de seca no Piauí
Acre Procon e ANP renovam parceria para fortalecer fiscalização de combustíveis no Acre Mín. 12° Máx. 16°