
Aos 59 anos, Humberto Silva encontrou no curso de panificação do programa Caminho da Capacitação , do Governo de São Paulo, a oportunidade de aprender uma nova profissão. A formação gratuita abriu novos caminhos, com mais autonomia e perspectivas de geração de renda.
Morador de Paulo de Faria, no interior do Estado, Humberto participou da capacitação oferecida na carreta do programa durante o 11º ciclo da iniciativa, que percorreu a região de São José do Rio Preto, levando qualificação profissional gratuita à população local.
Humberto conta que chegou ao curso sem nenhuma experiência anterior na área e se surpreendeu com a metodologia e com o aprendizado ao longo das aulas. “O curso é muito bom, bem explicativo e bem sugestivo”, afirmou. Segundo ele, a iniciativa de levar os cursos para dentro das carretas facilita o acesso e amplia as oportunidades para quem nunca teve contato com esse tipo de qualificação. “Eu nunca trabalhei nessa área. E para mim já me incentivou, é um motivo a mais para eu ter um trabalho com registro e para me ajudar mais na vida.”
Durante as aulas, Humberto precisou superar o receio inicial de aprender algo totalmente novo, mas diz que, com o tempo, foi ganhando confiança. “No começo a gente fica meio com medo, né? Mas depois com o tempo a gente vai pegando o jeitinho. Devagarzinho vamos chegar lá!”
O curso também despertou nele o desejo de seguir se aprimorando. “O futuro, para mim, é ir adiante. Aprender mais e ir aprimorando para poder, quem sabe, montar o meu estabelecimento, o meu projeto de vida”, contou.
Hoje, o principal objetivo de Humberto é conseguir uma colocação no mercado de trabalho e, mais adiante, investir no próprio negócio. “Meu sonho, primeiramente, é arrumar um serviço. Como eu vou ter o curso, vai ficar bem mais fácil. E mais adiante, ter o meu próprio negócio.” Questionado se pretende investir na área, ele responde sem hesitar: “Com certeza!”

O 11º ciclo do Caminho da Capacitação atendeu 13 municípios da região de São José do Rio Preto e formou 565 pessoas. O programa integra o Superação SP, iniciativa do Governo do Estado voltada ao ao enfrentamento da pobreza.
Desde o lançamento, em maio de 2025, a iniciativa percorreu mais de 160 municípios e formou 8 mil pessoas, ampliando o acesso à qualificação profissional e estimulando novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo em todas as regiões do Estado.
Mais informações sobre cronogramas, inscrições e municípios atendidos estão disponíveis no site oficial do programa: http://caminhodacapacitacao.sp.gov.br .
Legislativo - MS 4º Arraiá da ALEMS beneficia mais de 30 entidades e reúne família sul-mato-grossense
ALEMA Gedema promove Manhã Junina voltada a alunos do programa Sol Nascente
QUALIFICAÇÃO Trilha de Capacitação em Bioeconomia forma rede de multiplicadores no Pará
São Paulo Equipes paulistas avançam nas ações de resposta ao terremoto na Venezuela
Bahia Mais de R$ 45 milhões em obras de pavimentação melhoram a mobilidade de Santa Maria da Vitória
Acre Governadora Mailza Assis prestigia 9ª Festa dos Terceirizados em reconhecimento ao trabalho da categoria
Vice-governador Governo do Estado entrega melhorias na ERS-786, em Balneário Pinhal
São Paulo Operação SP Mobile rastreia celulares levados de São Paulo para outro estado e devolve aparelhos às vítimas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece diálogo com Japão e apresenta potencial econômico do estado em visita diplomática Mín. 17° Máx. 25°