
O novo Plano Clima, principal instrumento brasileiro de enfrentamento à crise climática, destaca uma iniciativa desenvolvida no Ceará como exemplo de solução inovadora para a transição energética sustentável. Trata-se do projeto da Usina-Modelo de Valorização Energética de Biogás e Lodo, desenvolvido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório de Combustão, Energias Renováveis e Hidrogênio Verde (LACERH).
A tecnologia, em fase avançada de desenvolvimento e implantação, é considerada pioneira no mundo ao propor a transformação de biogás e lodo, subprodutos do tratamento de esgoto, em fontes de energia renovável. Pelo potencial de impacto ambiental e social, o projeto foi citado no Plano Clima como exemplo de ação alinhada à necessidade de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) frente à crise climática global.
De acordo com o assistente de Inovação da Cagece, Thiago Dantas, o reconhecimento reforça a relevância da iniciativa no cenário nacional.
A Usina-Modelo tem como objetivo principal reduzir a emissão de gases de efeito estufa a partir do aproveitamento energético de resíduos do tratamento de esgoto. Um dos focos é o metano, gás com potencial de aquecimento global 28 vezes superior ao Dióxido de Carbono (CO₂). “Ao converter o metano em energia renovável, conseguimos reduzir significativamente as emissões e contribuir diretamente para o enfrentamento das mudanças climáticas”, explica Dantas.
Além dos benefícios ambientais, o projeto também amplia as possibilidades de acesso a investimentos sustentáveis. Segundo o assistente de inovação da Cagece, iniciativas desse tipo dialogam com a nova lógica global de financiamento climático, que prioriza soluções com impactos econômicos, sociais e ambientais positivos.
O projeto teve início com investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, sendo R$ 3,4 milhões financiados pelo BNDES e o restante aportado pela Cagece. Os recursos foram destinados à UFC, sob gestão da Fundação FASTEF. Para a nova fase, voltada a testes operacionais e planejamento de expansão tecnológica, foi firmado um novo contrato com valor superior a R$ 4 milhões aportados pela companhia.
A Usina-modelo envolve o desenvolvimento de tecnologia de ponta, exigindo alto investimento, pesquisa intensiva e longo período de maturação. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de instalação em escala real na ETE Alameda das Palmeiras, no bairro Pedras, em Fortaleza, para testes e validação de sua eficiência.
Após esta fase, o projeto seguirá para as próximas etapas, que incluem o desenvolvimento do modelo de negócio e a busca por parceiros comerciais, com o objetivo de viabilizar a comercialização da tecnologia. “A expectativa é que a solução esteja pronta para ser lançada no mercado como um novo produto nos próximos anos”, explica o assistente de Inovação da companhia.
Alagoas Secdef lança cartilha “Eu me protejo nas escolas”
Alagoas HGE realiza Oficina de Culinária Junina e ensina crianças a fazer "Brigadeiro de Milho da Roça"
Piauí Do incentivo à renda: Fomento Rural transforma vida de famílias do campo e fortalece produção rural em José de Freitas
INICIATIVA Bebês entram em clima de Copa do Mundo no Hospital Regional de Marabá
São Paulo Educação de SP prorroga inscrições de processos seletivos para professores da rede estadual
Piauí Do incentivo à renda: Fomento Rural transforma a vida de famílias do campo e fortalece produção rural em José de Freitas Mín. 14° Máx. 25°