
Um dado divulgado pelo governo federal no último dia 2 mostra que o abandono escolar no Acre caiu 44%. Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 39 mil estudantes no estado são beneficiados pelo programa Pé‑de‑Meia, apontado como peça-chave para reduzir a evasão.

Paralelamente, a Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE‑AC) desenvolve ações de base que oferecem suporte às escolas e ajudam a garantir que os jovens permaneçam ou retornem às salas de aula.
Com 39 mil estudantes beneficiados no Acre, o que representa mais de 64% dos alunos do ensino médio das redes públicas, o Pé‑de‑Meia completa dois anos em 2026 e já demonstra impacto significativo.
Desde sua criação, o programa contribuiu para que o número de jovens fora do ensino médio caísse 44% no estado: enquanto a taxa de abandono era de 9,1% em 2022, passou para 5,1% em 2024. Além disso, o atraso escolar (distorção idade‑série) registrou redução de 24% entre 2022 e 2025.
Em nível nacional, o programa alcançou 5,6 milhões de estudantes e recebeu investimento de R$ 18,6 bilhões, resultando em uma queda de 43% na taxa de abandono escolar em todo o país.
Para Reginaldo Prates, secretário de Educação e Cultura, a queda de 44% no abandono escolar no Acre comprova o impacto positivo do Pé-de-Meia, mas o incentivo financeiro não opera sozinho.
“O aluno só permanece estudando porque o Estado garante a base. Com o programa Guardiões do Futuro e a Busca Ativa, vamos até a porta da casa do estudante em risco para garantir seu retorno e acolhimento nas nossas 598 escolas. O foco é manter o aluno dentro da sala de aula”, destaca.

O perfil dos participantes do Pé‑de‑Meia reforça o caráter de inclusão e equidade educacional do programa. Voltado a estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ou seja, jovens cujas famílias têm renda de até meio salário mínimo por pessoa, o programa atende, no Acre, um público majoritariamente vulnerável. Desde o início da iniciativa, 51,4% dos beneficiários no estado são meninas e 82,3% são estudantes negros, entre pretos e pardos. Ao longo de dois anos, 1.345 estudantes indígenas também receberam o incentivo no estado.
Os alunos do ensino médio recebem R$ 200 mensais, desde que mantenham a frequência escolar, e R$ 1 mil por ano concluído com aprovação, além de uma parcela adicional para quem realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de conclusão.
Enquanto as parcelas mensais podem ser usadas imediatamente, ajudando em despesas cotidianas, como transporte, alimentação e materiais escolares, o valor anual de R$ 1 mil é depositado em uma poupança, que só pode ser sacada após a conclusão do ensino médio. A lógica é dupla: garantir permanência agora e oferecer uma perspectiva concreta de futuro ao final da etapa escolar.
The post Acre reduz abandono escolar em 44% com apoio do Pé‑de‑Meia e políticas estaduais appeared first on Noticias do Acre .
Alagoas Secdef lança cartilha “Eu me protejo nas escolas”
Alagoas HGE realiza Oficina de Culinária Junina e ensina crianças a fazer "Brigadeiro de Milho da Roça"
Piauí Do incentivo à renda: Fomento Rural transforma vida de famílias do campo e fortalece produção rural em José de Freitas
INICIATIVA Bebês entram em clima de Copa do Mundo no Hospital Regional de Marabá
São Paulo Educação de SP prorroga inscrições de processos seletivos para professores da rede estadual
Piauí Do incentivo à renda: Fomento Rural transforma a vida de famílias do campo e fortalece produção rural em José de Freitas Mín. 14° Máx. 25°