
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
A ouvidora-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Samira Simas de Sousa, participou, na manhã desta segunda-feira (6), do programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM). Ela fez uma ampla explanação sobre a Ouvidoria, que é um canal direto para informações, reclamações, críticas e sugestões oferecido pela Seduc.
Durante entrevista, realizada pelos radialistas Álvaro Luiz e Régina Santana, a ouvidora-geral da Seduc discorreu sobre os projetos desenvolvidos pela Ouvidoria ao longo dos últimos 13 anos no Maranhão.
Samira de Sousa destacou o projeto “Voz e Vez Digital”, implantado em 2025 para aproximar cidadãos e gestores, permitindo o registro de informações, reclamações e sugestões.
A ouvidora da Seduc frisou que o trabalho da Ouvidoria está sendo realizado para que as pessoas tenham mais acesso à informação e que as suas manifestações sejam solucionadas, mesmo diante de uma situação complexa que não permite o atendimento presencial.
“Essa é forma que encontramos para estreitar a comunicação entre o cidadão e os gestores do órgão. A Ouvidoria é um serviço essencial e não podemos cessar a comunicação com as pessoas, que precisam de informações sobre a rede estadual, a vida escolar dos alunos, merenda, e de solução para os seus problemas”, destacou.
Escuta ativa
Samira Simas de Sousa discorreu sobre outros projetos como o “Alô Educação”, “Conversando com a Escola”, “Jovem Ouvidor”, “Vozes pela Paz na Escola”, “Agentes da paz” e “Vez e Voz dos Servidores da Seduc”. Este último é o nome do projeto de iniciativa da Ouvidoria, com o objetivo de promover a participação dos servidores da gestão central, para a melhoria no atendimento do serviço público, por meio de uma escuta ativa dos servidores da pasta.
Segundo a ouvidora da Seduc, a escuta amplia o debate e fornece sugestões para a melhoria na qualidade do trabalho da Secretaria, proporcionando melhor rendimento por parte do seu quadro de servidores, otimizando o atendimento ao público.
“A escuta é realizada no sentido de melhorar o fluxo administrativo de cada setor e a relação como um todo dentro da Secretaria, porque isso vai trazer subsídios para que a secretária da pasta possa avaliar esses relatórios, a fala desses gestores da rede, para poder melhorar algumas questões que se detectam quando se realizam as escutas com os servidores”, expressou.
Samira Simas também destacou a importância da valorização do servidor para melhorar a qualidade dos serviços prestados. “O que talvez seja o mais relevante desse projeto são as necessidades desse servidor. O projeto não trata apenas da questão das necessidades dos setores da Casa, mas também do fortalecimento e da valorização das relações humanas entre os parceiros de trabalho”, ressaltou.
São Paulo Polícia Militar de SP inscreve para 2 mil vagas de soldados; veja requisitos e etapas do concurso
Sergipe Seasic realiza nova edição da Blitz dos Direitos Humanos na Segundona do Turista
São Paulo Metrô chegará a um dos bairros mais antigos de São Paulo
Piauí Governo do Piauí nomeia 137 novos servidores aprovados em concursos públicos nesta quarta (24)
Estradas Na região Central, ERS-348 passa por requalificação completa com investimento de R$ 244 milhões do governo do Estado
São Paulo Veja onde o Bom Prato Inverno vai funcionar no jantar
São Paulo Governo de SP realiza seleção para 100 vagas de operador de logística
Piauí Asfalto, metrô tarifa zero e saneamento representam maior parte dos investimentos em infraestrutura do Governo do Estado em Teresina
Legislativo - MS Lei: Outubro Rosa e Novembro Azul voltados aos pets entra para o Calendário Oficial Mín. 14° Máx. 25°